A autarquia de Barcelona voltou a atacar as plataformas de alojamento colaborativo Airbnb e HomeAway em 60.000 euros. A guerra está longe de estar terminada e tem já vários episódios protagonizados por Ada Colau, presidente da câmara da cidade catalã, que não se cansa de qualificar como «muito grave» a atuação destas duas plataformas eletrónicas.
A luta da cidade em combater as duas plataformas teve um dos seus picos em agosto, quando a presidente advertiu que a multa poderia atingir os 600.000 euros, caso as duas empresas não «regulassem os seus utilizadores».
Em dezembro passado o Aribnb e o HomeAway foram multadas em 60.000, a mesma sanção pecuniária que lhes foi agora atribuida. Na origem desta penalidade está o facto de «existirem milhares de alojamentos que estão a ser alugados sem licença, sem pagar impostos e que causam dezenas de queixas junto das comunidades urbanas, assim como dos hotéis que se vêm a braços com concorrência desleal», afirmou Janet Sanz, vereadora para a Ecologia, Urbanismo e Mobilidade. Esta responsável precisou que existem 3812 alojamentos do Airbnb que não se licenciaram e 1744 que se encontram listados no HomeAway que se encontram igualmente à margem da lei catalã. As autoridades chegaram mesmo a selar alguns dos apartamentos.
A guerra vai continuar nos próximos tempos!
Fonte: Ayuntamiento de Barcelona; Foto: El Confidencial
Fonte: https://www.maistecnologia.com/airbnb-homeaway-multados-novo-barcelona-60-000-euros/
O que achou? Deixe seu comentário: