Difícil não reconhecer Bombinhas como um dos principais locais para a prática de mergulho no Brasil. E daí você já pode imaginar que tipos de praias lindas e com águas cristalinas vai encontrar.
O destino atrai públicos de vários perfis, mas as famílias marcam maior presença por aqui. A primeira parada é a Ilha do Arvoredo, hors-concours no quesito mergulho, seguida das belas ondas para o surfe em Quatro Ilhas e piscinas naturais para a família em Praia da Sepultura – não se assuste com o nome.
Quem procura um pouco de romance encontra pousadas perfeitas para isso em Mariscal. O verão atrai mais do que turistas: atrai também preços altos e muito trânsito. Por isso, é bom se planejar e ter paciência com os carros.
Lindas Praias e Turismo
As belezas de seus 7 km de praias com águas calmas, de cor verde esmeralda e sua excelente infraestrutura atrai cada vez mais turistas. A altura dos edifícios a beira mar é controlada para que a sombra não invada a faixa de areia.
Mesmo fora da alta temporada, tudo funciona. No verão, o movimento é intenso nas praias, que são invadidas por famílias e jovens. A noite também é movimentada nos shoppings, bares e restaurantes com música ao vivo, na avenida principal de Meia Praia.
Fotografia
O Mirante Eco 360°, no Parque Municipal Morro do Macaco, está em posição estratégica, entre as belas praias da Conceição e da Tainha. As trilhas, todas com boa infraestrutura, levam a vários mirantes com vistas espetaculares de toda a região – é só mirar e clicar à vontade.
Lugarzinho
Para almoçar tendo o mar de Zimbros como pano de fundo, aposte no Berro d´Água, um dos restaurantes mais famosos da cidade. Da gostosa varanda você ouve o barulhinho do mar.
A Noite
Na vizinha Porto Belo, a 7 km, a Bali Hai é uma das principais casas noturnas da orla catarinense.
COMO CHEGAR
Partindo de Florianópolis, Porto Alegre ou Curitiba, o acesso é feito através da BR-101. Pegue a entrada para o Centro de Porto Belo (14 km; com o trânsito da alta temporada pode levar até duas horas).
Quem parte do sul pode cortar caminho pela Estrada Geral de Santa Luzia, de terra – mas também precisa passar pelo Centro de Porto Belo. Para chegar de ônibus, o melhor é ir até Balneário Camboriú, onde há saídas com destino a Bombinhas. De Florianópolis, a melhor opção é ir até Itapema e pegar um ônibus.
ONDE FICAR
A maior parte dos hotéis está concentrada nas praias Bombinhas e Bombas, que disputam a preferência das famílias. Os balneários de Mariscal e Canto Grande têm mais pousadas com perfil romântico. Em quase todas elas, o viajante encontra hospedagens com quartos amplos e cozinha equipada com utensílios, fogão e geladeira.
COMO CIRCULAR
A Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal da cidade, concentra o maior número de pousadas e restaurantes e fica congestionada na alta temporada (para ir às praias do sul, evite sair entre 9h e 11h e voltar entre 16h e 18h). A mesma avenida contorna a Praia de Bombinhas e dá acesso a Bombas e Porto Belo. De hora em hora, a Viação Praiana faz o trajeto Canto Grande-Porto Belo.
ONDE COMER
A Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal de Bombinhas, concentra a maioria dos restaurantes da cidade. Mas algumas das melhores opções ficam em praias próximas – é o caso do Berro d’Água, em Zimbros (a 7 km), com bela vista para a Mata Atlântica. Para uma refeição rápida e barata, a pedida é o Buraco na Proa, self-service queridinho dos moradores.
PROGRAME-SE
Escolha uma das praias que tenha o seu perfil para passar o dia. Se está em família, uma boa pedida é conhecer Bombas e Bombinhas. A faixa de areia e o comércio próximo oferecem infraestrutura para as crianças. As praias de Lagoinha e Sepultura são ideais para mergulho de superfície com máscara e snorkel. Um público mais jovem, formado em grande parte por surfistas, invade as areias de Quatro Ilhas. Já os casais preferem curtir o sol e o romance em Mariscal, Canto Grande e Zimbros.
Tenha em mãos uma câmera fotográfica para registrar belos cenários panorâmicos no Mirante Eco 360º, que fica entre as praias da Conceição e da Tainha – dá até para percorrer o caminho de volta em uma tirolesa. Aproveite o tempo para fazer mergulho com cilindro de oxigênio na Ilha do Arvoredo – as agências vendem batismo para quem não tem certificação. A noite pode ser destinada às compras na Avenida Beira-Mar em Bombas e Bombinhas, ou à balada Bali Hai, em Porto Belo.
Aproveite o tempo mais extenso para conhecer a cidade vizinha de Porto Belo. Entre os atrativos estão a Ilha de Porto Belo, o Ateliê do Ceramista Edmundo Campos, os biscoitinhos caseiros do Sítio Bela Vista e as cachaças artesanais do Alambique Pedro Alemão.
QUANDO IR
O verão é o período ideal para conhecer a bela orla e a biodiversidade marinha durante a prática do mergulho. Na baixa temporada, alguns hotéis fecham e os restaurantes operam só nos fins de semana.
Fonte: https://viagemeturismo.abril.com.br/
O que achou? Deixe seu comentário: