Tanto o Uber quanto o Airbnb coletam todos os pagamentos de seus clientes, os quais mantêm seguros em paraísos livres de impostos. No momento em que escrevemos estas linhas, eles ainda não fizeram um acordo com nosso governo para pagar quaisquer impostos de renda ou vendas no Canadá. O governo, portanto, responsabiliza o usuário (motorista do Uber ou anfitrião do Airbnb) pelo pagamento do imposto de vendas aplicável do Uber e do Airbnb.
Em Quebec, esses impostos representam aproximadamente 19% de todas as transações no Airbnb, enquanto em uma plataforma da web como o Uber, 15%. Mesmo que eu tenha apresentado a prova de que a responsabilidade pela cobrança de impostos pertence ao Airbnb, não a Anfitriões como eu, ainda sou forçado a fazer acordos com meu governo para pagar uma conta de imposto atrasado de mais de $ 62.000 para minhas transações entre 2013 e 2015.
Existem mais de 10.000 hosts do Airbnb e 8.000 motoristas do Uber apenas em Quebec afetados por este caso. Esses números mostram que há milhares de canadenses enfrentando, ou enfrentarão em breve, exatamente o mesmo problema tributário com que estou sobrecarregado hoje.
Por essas razões, estou contestando esta lei tributária e convido você a ler e compartilhar esta postagem do blog para ter uma ideia melhor do que se trata esse problema de tributação.
Segredo fiscal nº 1 do Airbnb: o Airbnb já pagou milhões em impostos atrasados nos EUA
Em outubro de 2014, o Airbnb pagou impostos de hotel na Califórnia por todas as transações que ocorreram em sua plataforma antes da legalização de seu serviço na cidade de San Francisco. O valor nunca foi divulgado publicamente, mas diz-se que o Airbnb poderia ter pago uma quantia de até US $ 25 milhões em impostos atrasados para a cidade. Isso significa que não são os anfitriões do Airbnb os responsáveis pelo pagamento das taxas do hotel, mas o Airbnb.
Airbnb paga imposto de ‘dezenas de milhões’ para SF – SF Gate
“O serviço de aluguel de moradias de curto prazo que o Airbnb concedeu na quarta-feira à crescente pressão da Prefeitura de São Francisco, revelando que havia pago“ na íntegra ”uma conta de imposto atrasado que, segundo as autoridades, chegava a milhões de dólares.”
Ao mesmo tempo, na Costa Leste em 2014, o Condado de Palm Beach da Flórida processou a Airbnb (a empresa, não os anfitriões) por não coletar impostos em sua plataforma. Por causa desse incidente, a partir de 1º de dezembro de 2015, o Airbnb agora está cobrando os impostos de turismo e vendas em todas as reservas do Airbnb em todo o estado da Flórida. Isso significa que reservar um Airbnb no estado ensolarado agora custa 12% a mais.
Quartos do Airbnb serão tributados em toda a Flórida a partir do próximo mês – Tampabay.com
“A questão já foi levantada na Flórida antes, tanto por governos em busca de dinheiro quanto por hotéis rivais que já pagam impostos por cama. No ano passado, o Condado de Palm Beach processou o Airbnb, na esperança de forçar a empresa a coletar impostos, de acordo com o site jurídico Law360. ”
Em Chicago, o Airbnb conseguiu convencer a cidade a arrecadar menos impostos do que os hotéis, porque eles operavam no negócio de compartilhamento de casas e não no setor hoteleiro. Por causa disso, a plataforma começou a cobrar uma taxa de compartilhamento de casa de 4,5 por cento em vez de uma taxa de hotel de 16,4 por cento, tornando qualquer reserva do Airbnb quase 12 por cento mais acessível do que qualquer hotel em Illinois. É claro que os hoteleiros não ficaram satisfeitos. Mas tudo isso mudou e o Airbnb anunciou que começará a recolher o imposto de hotel integral a partir de 15 de janeiro de 2016.
Os locatários do Airbnb em Chicago agora terão que pagar o imposto de hotel integral de 16,4%
“Na quinta-feira, o Airbnb anunciou que, a partir de 15 de janeiro (2016), a empresa começará a recolher a taxa FULL de hotéis de Illinois de seus anfitriões, uma grande vitória para os hoteleiros e hoteleiros da cidade. Em fevereiro, a plataforma acrescentou um imposto de 4,5% às suas contas, quase 12% menos do que os hotéis da cidade e do estado arrecadam. Agora, um imposto total de 16,4 por cento será automaticamente incluído nas contas de todos os locatários. ”
Enquanto isso, os dois concorrentes internacionais do Airbnb (Homeaway e VRBO) não são mais responsáveis pela cobrança de taxas de hotel nos Estados Unidos. Ao ganhar o caso no tribunal federal, eles provaram que seu modelo de negócios é muito diferente do Airbnb, porque Homeaway e VRBO não lidam com os pagamentos dos hóspedes. Em vez disso, são os Hosts que lidam diretamente com os Visitantes, em termos de dinheiro, fora dessas plataformas, tornando os Hosts responsáveis pela cobrança dessas taxas ao usarem este tipo de site.
HomeAway, como algumas cidades dos EUA, tem um problema com o Airbnb – USA Today
“No outono passado, a HomeAway moveu uma ação para anular uma lei de São Francisco que alegou ter visado a empresa com um mandato injusto de coletar impostos. Um juiz federal concordou em dezembro que a empresa (Homeaway) não deveria ser classificada como “uma plataforma de hospedagem” e, portanto, não deveria ser forçada a cobrar taxas na cidade natal de seu rival (Airbnb). ”
Segredo fiscal do Airbnb nº 2: A economia compartilhada opera a partir de paraísos fiscais
Empresas como Uber e Airbnb possuem estruturas tributárias complexas com sedes administrativas internacionais baseadas em países onde quase não pagam impostos (Irlanda, Holanda e Bermudas). Atualmente, isso cria uma enorme evasão fiscal no Canadá e em muitos países do mundo, custando muito dinheiro aos governos em um período de austeridade.
Impostos mais baixos na Irlanda aumentam o lucro do Airbnb – Euroactiv.com
“O site de aluguel de propriedade peer-to-peer, o Airbnb, possibilita que pessoas em estados atingidos por crises ganhem dinheiro extra, mas a própria empresa instalou sua sede em lugares como Irlanda, Jersey e Delaware para evitar o pagamento de impostos.”
Aqui está um comprovante de renda do Airbnb mostrando que todos os meus pagamentos de centenas de clientes vêm do Airbnb no Reino Unido.
De acordo com este artigo da revista Fortune, a estrutura tributária é muito semelhante à do Uber.
Uber Tax Shell – revista Fortune
“Em maio, o Uber formou uma nova entidade de negócios na Holanda chamada Uber International CV. Nas semanas seguintes, a startup da Kalanick em São Francisco executou uma enxurrada de transações que transferiu a propriedade de várias subsidiárias estrangeiras para a Uber International CV e formou um acordo com a empresa holandesa para dividir os lucros da propriedade intelectual do Uber. Em meados de junho, o Uber estava pronto para continuar com sua ascensão vertiginosa, mas com uma diferença crítica: a partir desse ponto, quase toda a sua receita de carona fora dos Estados Unidos seria efetivamente protegida dos impostos americanos. ”
Segredo fiscal do Airbnb nº 3: para evitar a evasão fiscal, os governos devem coletar todos os impostos sobre vendas diretamente nessas plataformas da web
Uber e Airbnb estão gerando muito mais de $ 30.000 por ano no Canadá e atualmente não pagam nenhum tipo de imposto sobre vendas em nosso território. Para ser justo com todos os cidadãos e empresas de nosso país, nossos governos precisam forçar esses participantes globais da economia compartilhada emergente a coletar todos os impostos sobre vendas em suas plataformas da web, como já fazem para qualquer empresa tradicional que opere no mundo real. Eu pessoalmente uso o Uber com frequência e se olharmos minha fatura de 16 de outubro de 2015 de uma viagem que levei com eles, vemos que nenhum imposto sobre vendas foi adicionado à minha conta. No entanto, ao mesmo tempo, todas as empresas de táxi sediadas em Montreal estão cobrando esses impostos de seus clientes.
Em uma entrevista no famoso programa de Quebec “Tout le Monde en Parle” (todo mundo está falando sobre isso), Jean-Nicolas Guillemette, o gerente geral do Uber Quebec (destaque à direita), se esquiva da questão da cobrança de 15% de impostos sobre vendas dizendo que são os motoristas que deveriam pagar esses impostos. Jugand Benedict, porta-voz do sindicato que agrupa 4.000 motoristas de táxi (à esquerda), lamenta que, após verificação com o governo, pareça que nenhum motorista do Uber tenha recolhido esses impostos até agora em Quebec. Claro, o gerente do Uber também evita mencionar que, como o Uber cobra todos os pagamentos de seus clientes, isso criou uma zona fiscal cinza sobre o assunto tributário.
Taxi vs Uber – Tout le Monde en Parle / Radio-Canada (entrevista em francês / tradução de texto do Google)
“É a guerra entre a indústria de táxis e o Uber. Jugand Benedict, porta-voz do sindicato que agrupa 4.000 motoristas de táxi (à esquerda), deplora a concorrência desleal do Uber. ”
Nesta entrevista, o gerente do Uber também admite que o serviço gera mais de 450 mil viagens mensais em Quebec.
Se calcularmos que uma viagem média custa cerca de US $ 20, podemos estimar que o Uber gera aproximadamente US $ 9 milhões por mês somente em Quebec. Se o Uber estivesse cobrando 15% de impostos sobre vendas em todas essas viagens, isso representaria uma receita tributária de mais de US $ 16 milhões por ano para nossos governos. Além disso, o Uber está crescendo exponencialmente. À medida que mais e mais pessoas estão usando este serviço, o Uber está planejando expandir sua oferta em toda a província, o que significa que essas receitas fiscais só aumentarão nos próximos anos.
Em um período de 10 anos, a receita tributária potencial deve ser bem mais de 200 milhões, apenas com o Uber!
Devo lembrar que nosso governo está cobrando $ 0 em todas essas viagens no momento?
Além disso, como destacou o jornalista François Cardinal de La Presse, no caso do Uber, o importante é garantir que os taxistas de Quebec façam uma “competição justa”, mesmo que trabalhem para uma empresa de táxi convencional ou UberX. Este princípio também se aplica à Airbnb e aos hotéis. E para viabilizar uma “concorrência justa”, é imprescindível a cobrança de impostos sobre vendas nessas plataformas web.
Legalize o Uber em três etapas fáceis – La Presse / Tradução do Google
“1) GST / QST (Sales taxes) We force Uber to collect the provincial and federal taxes at the source, with its drivers, and to transmit the money to the revenue agencies. And to be fair, we impose the same thing to everyone operating in the transportation industry (taxis, limousines, etc.).”
Do lado da Airbnb, em todos os lugares do mundo onde esta plataforma é regulamentada, é a Airbnb que geralmente começa a cobrar taxas de hotel em nome de todos os Anfitriões.
Em que áreas está disponível a Arrecadação de Imposto de Ocupação e Remessa pela Airbnb? – Airbnb.com
Mas, no meu caso, falei com o Airbnb e eles me disseram que cobrar os impostos estaduais e federais sobre vendas não faz parte de sua estratégia, mesmo que esses impostos se apliquem a toda a indústria hoteleira no Canadá.
Nesse ínterim, se estiver tentando reservar um quarto de hotel em Montreal no Hilton.com ou em qualquer outro lugar do país, você perceberá que todos os hotéis estão cobrando esses impostos sobre vendas, mesmo quando a reserva for concluída por meio de seu site. Essa questão tributária é uma grande fonte de frustração para todos os hoteleiros do país.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a Airbnb jura que deseja cobrar taxas de hotel e ocupação a cada reserva.
Airbnb para prefeitos dos EUA: querem US $ 2 bilhões?
“A startup, que agora é a maior empresa de hospitalidade do mundo com base em seu número de listagens, divulgou um relatório na reunião de inverno da Conferência de Prefeitos dos EUA esta semana que estima que as 50 maiores cidades dos Estados Unidos fariam US $ 2 bilhões em receita de impostos da Airbnb nos próximos 10 anos – se eles trabalharem com a Airbnb para coletar taxas de hotel e ocupação. ”
Segredo fiscal do Airbnb nº 4: por não coletar impostos sobre vendas nessas plataformas da web, nossos governos estão matando a economia local
Por causa dessa área cinzenta na legislação tributária do Canadá, uma vez que o Uber não paga nenhum tipo de imposto em nosso país, a empresa pode oferecer preços 50% mais baratos do que qualquer táxi convencional para matar qualquer concorrência local do setor em Quebec.
O UberX agora custa a metade de um táxi – Journal de Montréal / Tradução do Google
“The war intensifies between taxis and Uber. Today, a trip on UberX will cost half the price of a taxi while the American company will reduce by up to 20% certain tariffs, The Journal has learned.”
60 segundos: “O Airbnb deve obedecer às mesmas regras que nós” Christiane Germain, Hospitality Group – Les Affaires / Tradução por Sytran
“Por que, por exemplo, os clientes do hotel deveriam pagar apenas uma taxa (tributária) de US $ 2 a US $ 4 por noite para financiar a promoção do turismo? Se todos aproveitam, por que não deveríamos cobrar esses impostos também no Airbnb? ”
Segredo fiscal nº 5 do Airbnb: A Internet criou uma nova categoria de trabalhadores que operam na era da economia compartilhada
O Uber e o Airbnb compartilham o mesmo modelo de negócios e, pesquisando na web, você pode descobrir que os motoristas do Uber, que originalmente eram considerados trabalhadores autônomos, foram recentemente declarados funcionários na Califórnia. Esta decisão pode parecer inútil, mas tem um impacto enorme em todo este debate, porque no Canadá é o “empregador” que é responsável por recolher todos os impostos sobre vendas e não os “empregados”.
Motorista do Uber declarado funcionário, pois a empresa perde outra decisão – The Guardian
“A operação do Uber nos Estados Unidos sofreu outra derrota legal em seus esforços para classificar seus motoristas como contratados independentes, depois que um conselho trabalhista da Califórnia decidiu que um ex-motorista era um empregado e, portanto, elegível para o seguro-desemprego.
Motorista Uber – Informações sobre processos judiciais
“Os motoristas do Uber entraram com uma ação coletiva alegando que foram classificados erroneamente como contratados independentes e têm direito a ser reembolsados por suas despesas que o Uber deveria pagar, como gás e manutenção de veículos. A ação também contesta a prática do Uber de dizer aos passageiros que a gorjeta está incluída e não dar gorjeta aos motoristas, mesmo que você não receba gorjeta! ”
Claro, esse resultado pode se tornar muito caro para o Uber.
Aqui está o que custaria ao Uber pagar seus motoristas como funcionários – Fortune Magazine
“Quanto custaria ao Uber se fosse forçado a reclassificar seus motoristas como funcionários, em vez de contratados independentes? Pelos meus cálculos, com a ajuda de alguns especialistas, analisei os números e obtive uma resposta, e é uma quantia enorme: $ 4,1 bilhões. ”
Mas, para mim, categorizar os motoristas do Uber como funcionários parece ser uma forma binária de pensar, porque tentamos categorizar um novo tipo de trabalhador da Internet do século 21 em uma das duas categorias de trabalhadores que existiam antes da invenção da Internet no século 20 século – pode-se ser autônomo ou empregado.
É como se estivéssemos tentando classificar a cor cinza em preto ou branco, quando na verdade é cinza.
Como essas leis foram escritas na era pré-internet, isso explica por que essas definições não são adaptáveis às novas plataformas de tecnologia – elas não parecem considerar o novo tipo de trabalhadores que surgiu por meio da nova economia compartilhada.
Para o propósito deste argumento, vamos chamar essa nova categoria de “trabalhador da plataforma web”.
Pessoalmente, acho que o “trabalhador de plataforma web” é um trabalhador híbrido, um cruzamento entre o trabalhador autônomo e o empregado. Fazemos negócios com dezenas ou milhares de clientes, negociando por meio de uma única plataforma da web que cuida de todos os pagamentos. Mas, para gerar nossa receita, também temos que gerar muitas despesas que precisamos deduzir para efeitos fiscais, mesmo que o dinheiro que geramos em nosso nome venha de uma única fonte, a empresa dona da plataforma web.
E eu realmente acho que é o surgimento desse novo tipo de trabalhador, não listado na legislação atual, que é a fonte de muitos problemas relacionados à tributação da economia compartilhada em Quebec, Canadá e possivelmente no mundo.
Segredo fiscal nº 6 do Airbnb: Para maximizar as receitas, os governos devem ter uma visão de longo prazo sobre como tributar a era da economia compartilhada
Como cidadão que vive da economia compartilhada há 3 anos, acredito firmemente que todos os governos do mundo têm muitas vantagens em coletar impostos sobre vendas diretamente neste tipo de plataforma.
Ao coletar impostos sobre vendas diretamente nas plataformas da web, os governos irão:
• coletar 100% dos impostos sobre vendas em todas as transações de sites como Uber e Airbnb, mesmo que essas empresas operem em paraísos fiscais
• recolher 100% dos impostos sobre vendas, mesmo sobre a renda não declarada de usuários desonestos
• fazer com que os clientes paguem esses impostos (não os “trabalhadores da plataforma web”)
• criar um mercado igual para todos os “trabalhadores da plataforma web” dentro da plataforma
• criar um mercado igual e justo para toda a indústria em que a plataforma opera
• minimizar os custos de recuperação desses valores, ao mesmo tempo em que maximiza sua receita tributária
A propósito, você sabia que a visão do Uber é desenvolver uma frota global de veículos sem motorista até 2030?
Relógio do mercado de carros sem motorista
“O CEO do Uber, Travis Kalanick, indicou em um tweet que espera que a frota do Uber não tenha mais motoristas em 2030. O serviço será tão barato e onipresente que a posse de um carro ficará obsoleta.”
Se nossos governos persistirem em dizer que a responsabilidade de arrecadar impostos sobre vendas cabe aos “trabalhadores da economia compartilhada”, como eles perceberão os impostos sobre vendas em uma plataforma como o Uber quando não haverá mais motoristas nos carros?
FONTE:https://www.airbnbsecrets.com/airbnb-tax/
O que achou? Deixe seu comentário: