Sapatinho de Luxo lança franquia mais barata, que pode ser aberta como MEI, para cidades pequenas

Sapatinho de Luxo lança franquia mais barata, que pode ser aberta como MEI, para cidades pequenas

Sapatinho de Luxo lança franquia mais barata, que pode ser aberta como MEI, para cidades pequenas 150 150 Super Anfitrião

Depois de mais de 20 anos de atuação com lojas físicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a marca manauara Sapatinho de Luxo anuncia expansão com franquias para cidades pequenas. O objetivo é que o empreendedor represente a marca com venda direta. Afinal, a rede tem operado o modelo em projeto piloto com cerca de 80 franqueados e inicia a ampliação agora em setembro.

Sapatinho de Luxo

Ednailson Rozenha, cofundador da Sapatinho de Luxo (Foto: Divulgação)

Ednailson Rozenha, cofundador da Sapatinho de Luxo (Foto: Divulgação)

A meta do cofundador da marca, Ednailson Rozenha, é chegar a 3.000 microfranqueados em até três anos, mas sendo 200 já até o fim de 2021. “O potencial do mercado brasileiro é de 23 mil microfranquias”, afirma.

O projeto prevê um franqueado da Sapatinho de Luxo para cada 15 mil habitantes. Porém, as únicas regiões vetadas são onde a marca tem lojas físicas. O empreendedor do modelo micro pode operar o negócio como Microempreendedor Individual (MEI) e tem acesso ao mesmo suporte do franqueado tradicional. Entre os serviços oferecidos, estão treinamento, marketing, lançamento de produto e suporte da área comercial.

Franchising brasileiro

O franchising brasileiro ainda é bastante concentrado no Sudeste e em cidades médias e grandes. A logística sempre é um dos problemas apontados pelas marcas quando as cidades pequenas entram na discussão. Isso, no entanto, não assusta Rozenha. “A gente nasceu em Manaus. Em matéria de dificuldade logística, somos doutores”, diz. De acordo com ele, a experiência já fez a marca aprender quais cidades recebem os produtos e quanto tempo os microfranqueados levam até conseguir reabastecer o estoque.

Atualmente, a Sapatinho de Luxo possui 57 lojas físicas, sendo 23 franquias. A marca começou a atender todo o território nacional em 2019, por meio de seu e-commerce. O digital se tornou uma vertente importante do negócio, já que a empresa mantém parceria fixa com cerca de 170 influenciadoras regionais.

Sapatinho de Luxo

Ednailson Rozenha, cofundador da Sapatinho de Luxo: plano é ter 3 mil microfranqueados em três anos (Foto: Divulgação)

Sobre a Sapatinho de Luxo

A Sapatinho de Luxo nasceu sem muito planejamento, de acordo com o próprio fundador. Mas a loja monomarca foi se formando com o tempo e abrindo unidades em todas as capitais e grandes cidades da região. Portanto, quando já tinha cerca de 20 estabelecimentos próprios, em 2013, o empreendedor inaugurou a primeira franquia em Santarém (PA). Hoje, a rede tem operações fabris no Rio Grande do Sul e uma loja piloto em Miami, nos Estados Unidos.

A ideia de criar a microfranquia surgiu durante a pandemia, a partir dos novos hábitos de compras dos consumidores. “Antes eu não via com bons olhos a ideia de ter minha marca dentro de uma maleta, mas mudei meu pensamento. O processo de receber os produtos em casa, até mesmo nos rincões mais periféricos do país, se tornou um grande canal para o mercado.”

Fachada da Sapatinho de Luxo: loja criou modelo de franquia para MEI (Foto: Divulgação)
Fachada da Sapatinho de Luxo: loja criou modelo de franquia para MEI (Foto: Divulgação)

Rozenha diz que as vendas digitais foram aceleradas durante no último ano e meio. Porém, o primeiro semestre de 2020 foi o mais complicado, mas a rede conseguiu manter as lojas com vendas via e-commerce e WhatsApp. “Nosso produto veio a calhar com a necessidade do momento, afinal, é mais confortável.” A expectativa é fechar 2021 com um faturamento 30% maior do que em 2019.

A expansão

Nessa primeira fase da expansão prevista pela empresa, as microfranquias ainda não serão integradas ao e-commerce, mas o empreendedor diz que será um movimento natural utilizar a capilaridade dos empreendedores como apoio logístico para a plataforma virtual. “Já temos uma equipe concentrada nisso.”

O investimento inicial para ter uma microfranquia da Sapatinho de Luxo é a partir de R$ 14.990. O valor inclui estoque inicial, mala, camiseta e taxa de franquia. Esse será o canal prioritário de expansão da marca nos próximos meses. A expansão de lojas físicas vai ser mais moderada, mas o empreendedor já tem olhado algumas opções de pontos na região Sudeste. “Ainda vamos decidir se será com loja própria ou máster-franqueado.

Fonte: Revista Pegn

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.