Estados do Norte e Nordeste brasileiro são há tempos responsáveis por impulsionar o turismo no país. Porém a ascensão das classes C e D dessas regiões e o potencial aumento do poder aquisitivo têm atraído empresário em busca do público consumidor que vive nestes locais.
A principal motivação dos empreendedores são exatamente os índices crescentes de consumo. Dados de 2012 da editora IPC Marketing revelam que o Nordeste deve concentrar 28% da população brasileira em 2013.
Porém, o poder de consumo de apenas 18% prova que há espaço para desenvolvimento, beneficiando assim o crescimento comercial. Este cenário favorece a abertura e desenvolvimento de franquias, uma vez que estas consistem um modelo de negócio com investimento mais baixo, rápido retorno do capital e com crescimento mais acelerado que a média.
De acordo com o consultor especialista em franquias e planejamento estratégico, Diego Simioni, um dos fatores decisivos que fazem o franqueado abrir as portas nestas regiões são os custos com ocupação, como aluguel e condomínio.
Por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste estes custos representam cerca de 7% da receita das franquias. Enquanto um negócio equivalente na região Sudeste tem de 10 a 15% do custo mensal comprometido com ocupação. Aliado ao crescimento salarial existe ainda a avidez desse público para consumir o que é novo ou está na moda.
“É normal encontrarmos em feiras de franchising profissionais fora do eixo Rio-São Paulo. Estes buscam ideias para levarem às regiões carentes de novidades”, explica Simioni.
Histórias reais
O empresário Paulo Henrique Costa acaba de abrir em Teresina uma franquia da loja Multicoisas. “Estamos trazendo para a região algo muito diferente. Cliente é exigente e sempre espera um ótimo atendimento. Ele procura agilidade no serviço prestado e busca soluções para seus problemas” garante Costa, que apostou em uma loja que trouxesse também variedade ao consumidor.
Outro grupo de despesas reduzido quando se trata das regiões Norte e Nordeste é a folha de pagamento. Embora a mão de obra qualificada seja mais escassa e haja necessidade de investimento em treinamento, os gastos com funcionários ainda são menores do que nos mesmos moldes de negócios na região Sudeste, por exemplo.
Com o crescimento salarial das classes C e D, aumenta também o interesse desse público por ter o seu próprio negócio. Aliás, isso estimula as franqueadoras a criarem planos de negócios específicos para a região. A rede de restaurantes fast food Quiznos Sub abriu sua primeira loja franqueada em 2011 e agora se concentra em expandir para essas duas regiões. A loja aberta recentemente em Salvador encabeça as 44 unidades que a marca pretende franquear até 2015.
Simioni aposta na estratégia de expansão de franquias para o norte e nordeste. O empresário acredita que as expectativas de crescimento se cumpram. “Vamos esperar que o consumo continue crescendo. Pelo menos na mesma medida para acompanhar o desembolso com despesas”, conclui o especialista.
Super Anfitrião – Administradora de imóveis de aluguel para temporada
Franquia barata de administração de imóveis de aluguel para temporada. Investimento baixo com retorno rápido, trabalho Home Office.
Venha ser um franqueado da Super Anfitrião, valores a partir de R$ 4.500,00. Saiba mais nos telefones 48 4042-1195 / 48 99907-4490 (WhatsApp).
Fonte: blog.goakira
O que achou? Deixe seu comentário: