Comprar imóvel ou alugar, o que vale mais a pena?

Comprar imóvel ou alugar, o que vale mais a pena?

Comprar imóvel ou alugar, o que vale mais a pena? 150 150 Super Anfitrião
Comprar imóvel ou alugar é uma decisão que depende de vários fatores. Porque, exige bastante planejamento. Pois, adquirir ou alugar uma propriedade é um grande passo. Ainda mais por não ser uma escolha fácil.

A procura por uma casa aumentou 15% no meio do ano em comparação com 2019. De acordo com a OLX Brasil. Assim, essa busca para comprar um imóvel cresceu 21%. Enquanto que a procura por aluguéis aumentou 7%.

Esses crescimentos aconteceram devido ao coronavírus. Dessa forma, as pessoas passaram a procurar residências mais atraentes. Porém, o que é mais vantajoso: alugar ou comprar imóvel? Enfim, leia esse artigo para descobrir.

O que rende mais: comprar ou alugar?

Sem dúvida, possuir um imóvel próprio é um sonho de consumo para muitos brasileiros. Porque representa estabilidade, autonomia e até sucesso. Entretanto, o dinheiro usado para adquirir uma casa, renderia quanto se fosse investido?

Através de uma compra à vista é possível calcular a taxa de retorno da propriedade. Ou seja, quanto o aluguel vale em comparação com a quantia total da casa/apartamento. A princípio, o valor da locação é de até 0,8% do total.

Suponha que a propriedade dos seus sonhos valha R$400mil. Logo, vamos colocar o aluguel no valor de R$2500mil. Em seguida, pegamos o valor do segundo e dividimos com a quantia do primeiro.

E depois dividimos o resultado por 100 (porcentagem). Então, o seu retorno será de 0,62%. Ou seja, se o rendimento da aplicação for maior do que a taxa, a compra não compensa. Porém, alugar sim.

Porque os juros pagarão o aluguel e o que sobrar, você pode continuar investindo. Além disso, ao alugar você se livra de questões sobre manutenção. Pois, qualquer reforma é por conta do proprietário.

Quando é a melhor hora para comprar imóvel?

Adquirir uma casa é um grande investimento pessoal e financeiro. Principalmente, se você optar por um financiamento. Portanto, tenha cautela e planeje muito bem antes de assinar um contrato desses.

O momento de comprar um imóvel é quando a pessoa tem uma vida bem resolvida. Tanto financeira, quanto profissional e pessoal. Logo, os benefícios de comprar imóvel são vários, como ganho de estabilidade.

A propriedade é sua, com todas as vantagens que isso proporciona. Entretanto, se é isso que você deseja, tenha cuidado ao contratar um financiamento. Pois, o investimento inicial é alto.

E de certa forma, é uma dívida que você contrai. Porque você fica atado a ele até terminar de pagar. Portanto, um planejamento financeiro é fundamental. Já que os prazos de pagamento costumam ser longos.

É essencial saber se você vai conseguir arcar com as contas do dia a dia. Inclusive, com mais essa despesa. Embora, os juros não estejam tão elevados, isso aumentará o valor da propriedade.

O ideal é comprar imóvel à vista. Assim, você recebe um desconto interessante e evita dívidas. Entretanto, se financiar é sua única opção, esse é um bom momento. Pois, as taxas de juros estão favoráveis a isso.

Comprar imóvel em plataformas online é uma boa ideia?

Com a pandemia do coronavírus, a compra de propriedades pela internet tornou- se algo comum. Porém, é importante ser cuidadoso. Logo, busque por preços mais acessíveis. Mas, seja cauteloso com valores muito abaixo do esperado.

O interessante dessa opção é que, em geral, estão ligados a alguma imobiliária. Ou um corretor. Desta forma, um profissional capacitado auxiliando nesse momento é importante. Aliás, é recomendado visitar a propriedade antes de fechar qualquer negócio.

Se for financiar, pesquise antes o valor do crédito. Desse modo, o processo será mais rápido. Inclusive, peça todos os documentos referentes a casa, como: matrícula do imóvel e IPTU.

Afinal, o que fazer: alugar ou comprar imóvel?

A questão financeira não deve ser o único fator a ser considerado nessa escolha. Assim, é importante levar nossos sonhos em conta e lutar para realizá-los. Por isso, não há uma resposta pronta para essa pergunta.

Tudo deve ser colocado em uma balança a fim de ver qual lado pesa mais. Logo, comprar um imóvelé um grande investimento com um bom retorno. Pois, é um patrimônio que você adquire.

Por outro lado, alugar não necessita de altos investimentos. Entretanto, também não dá retornos. Por isso, algumas pessoas preferem financiar para comprar a viver de aluguel. Independente da sua decisão, planeje muito bem e faça um orçamento meticuloso.

http://sosdividas.com.br

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/comprar-im%C3%B3vel-ou-alugar-o-que-vale-mais-a-pena

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.