Com foco em cidades pequenas, Hope começa a vender franquia mais barata – Pequenas Empresas Grandes Negócios

Com foco em cidades pequenas, Hope começa a vender franquia mais barata – Pequenas Empresas Grandes Negócios

Com foco em cidades pequenas, Hope começa a vender franquia mais barata – Pequenas Empresas Grandes Negócios 150 150 Super Anfitrião

Modelo de franquia light da Hope (Foto: Divulgação)

Modelo de franquia light da Hope (Foto: Divulgação)

A rede de franquias Hope acaba de anunciar um modelo mais enxuto de loja, Light, com foco em pontos comerciais de rua, em cidades pequenas e médias, de até 200 mil habitantes. Hoje, das cerca de 200 lojas do grupo, apenas 29 estão localizadas fora de shopping centers. Agora, a rede espera chegar a 130 unidades do novo modelo em até quatro anos. A novidade foi antecipada a PEGN.

A Hope existe há quase 55 anos e abriu a primeira loja em 2005. Nesses pouco mais de 15 anos de varejo, a meta de expansão da rede sempre esteve concentrada em shopping centers. Essa é a primeira vez que as lojas fora de centros comerciais têm uma meta dentro do grupo – e a mais agressiva da casa.

O valor de investimento de uma franquia convencional da Hope é em torno de R$ 450 mil. O  modelo Light demanda um aporte de R$ 250 mil, e já inclui taxa de franquia, reforma do ponto e primeiro estoque.

O novo formato terá o mesmo mix das unidades convencionais. Para baratear os custos, a franqueadora adaptou a arquitetura do espaço. Além disso, os custos de ocupação em pontos de rua são menores do que em shopping centers, o que pode tornar a operação mais rentável, de acordo com a marca.

A loja deverá ter até 40 metros quadrados, assim como as convencionais,  mas as adaptações ajudam a tornar o modelo enxuto. “Com alternativas criativas, a intervenção é pequena, aproveitando a altura interna dos espaços que, normalmente, é mais baixa do que as lojas dos shoppings centers. Isso faz com que equipamentos de ar-condicionado e lâmpadas, por exemplo, precisem de um investimento menor. Também, o mobiliário da exposição é mais compacto”, comenta o gerente nacional de expansão do Grupo Hope, André Momberg. 

A previsão de retorno do investimento é entre 24 e 30 meses, mas o executivo avisa que essa estimativa tem como base o desempenho da marca em tempos pré-pandêmicos. “Estamos em um excelente período para se investir pela disponibilidade de locais e maior oportunidade de negociação, mas é preciso ter caixa para suportar por mais tempo”, comenta.

Ao longo de 2021, o plano do grupo é abrir cerca de 60 lojas, sendo 20 focadas na marca Hope Resort e 15 do modelo Light. No entanto, Momberg diz que esse número pode subir, pois já há mais de dez negociações em andamento do formato mais enxuto. Algumas unidades serão abertas pelos próprios franqueados atuais da Hope, mas o modelo está aberto para o mercado.

A primeira unidade no novo formato deve ser inaugurada até o fim do mês em Balneário Camboriú (SC) por uma empreendedora que já é franqueada Hope na região. “Os próprios franqueados estavam ávidos para bons negócios, e a possibilidade de crescer conosco estava restrita. Agora, não está mais”, explica o executivo.

A diretora da Hope, Sandra Chayo comenta que a inspiração para o novo modelo veio dos novos comportamentos do consumidor, que passou a valorizar o comércio de proximidade para compras, principalmente com o home office prolongado. Isso também se refletiu nos resultados das operações atuais: algumas lojas de rua do grupo conseguiram fechar o ano com vendas ainda maiores do que em 2019, diferente das operações localizadas em shopping centers.

As lojas enxutas também farão parte da estratégia de omnicanalidade da Hope. No ano passado, os clientes do e-commerce passaram a ser direcionados para as unidades mais próximas para atendimento via WhatsApp, e um aplicativo próprio ajuda a distribuir as vendas de acordo com a localização.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2021/04/com-foco-em-cidades-pequenas-hope-comeca-vender-franquia-mais-barata.html

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.