Desenho da Franchising Brasileiro – 1º Trimestre 2020

Desenho da Franchising Brasileiro – 1º Trimestre 2020

Desenho da Franchising Brasileiro – 1º Trimestre 2020 800 600 Super Anfitrião

MERCADO DE FRANQUIAS

O desempenho do franchising foi diretamente impactado pelas reações econômicas e sociais devido a crise do coronavírus que o mundo está enfrentando. Isso porque, com a pandemia foi imposta algumas regras de isolamentos, fechamentos do varejo e shoppings. 

No dia 3 de junho, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou um balanço do primeiro trimestre de 2020 para o setor. Selecionamos abaixo algumas informações importantes. Veja:

Desempenho do franchising – 1º trimestre 2020

Os índices de acordo com a ABF, mostrou que a queda no faturamento de aproximadamente da metade das franquias foi superior a 25% na segunda quinzena de março de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado.

Diante do cenário atual, observa-se que o impacto no faturamento do 1º trimestre deste ano foi menor, porém significativo. Em comparação com o mesmo período de 2019, o mercado teve aumento de 0,2% (41,537 bilhões)  no faturamento do 1º trimestre.

Por outro lado, o crescimento no mesmo período do ano passado foi de 7%. Já considerando o acumulado nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 5,2% (variação de R$ 177.988  bilhões para 186.828 bilhões).

 Abertura e fechamento de loja

Outro dado importante, é que com a queda na confiança empresarial e os impactos da pandemia teve diminuição no ritmo de expansão e da geração de postos de trabalho. Em 2019 a abertura de lojas no primeiro trimestre foi de 3,7%, já nos primeiros 3 meses deste ano, foi de 2,4%. 

O total de empregos direto foi de 1.361.795 (0,3% a mais do que o trimestre anterior em função ao saldo positivo entre abertura e fechamento de unidades)

“Esses dados refletem uma diminuição do ritmo de expansão, maior aversão a risco e o fechamento de algumas unidades em decorrência da pandemia. Notamos também que algumas empresas deixaram o sistema ou suspenderam planos de expansão por meio do franchising, o que acabou se refletindo nestes números. Vamos acompanhar de perto estes dados nos próximos meses. Por isso a importância dos programas governamentais de estímulo, especialmente as linhas de crédito destinadas aos pequenos e médios empresários”, disse o presidente da ABF.

Segmentos Destaque do Franchising

Entre os segmentos do franchising, os destaques foram para Serviços Automotivos, Comunicação, Informática e Eletrônico e Limpeza e Conservação.

Serviços Automotivos se destacou com a maior variação no desempenho entre os meses de janeiro à março deste ano, com faturamento de 1.656 bilhões. Além disso, o segmento registrou uma taxa de expansão em unidades de 7,4%. 

A alta foi impulsionada pela frota envelhecida e atividades não interrompidas durante a quarentena na maioria das cidades brasileiras.

Em segundo lugar o melhor desempenho ficou com o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônico, que registrou 7,8% em expansão de unidades. Conforme a ABF, a alta foi impulsionada pela consolidação de empresas de meios de pagamento e maior investimento em marketing digital e comunicações online de forma geral.

O segmento de Limpeza e Conservação representou um bom resultado, registrando um faturamento de 1.469 bilhões. O crescimento deve-se pelo aumento de demandas por serviços de limpeza, pelas questões sanitárias envolvendo a pandemia.

Outro dado relevante do setor é que 47,7% das franqueadoras mantiveram ou ampliaram seus planos de expansão.

Esforços da ABF

A ABF tem medidos esforços para apoiar as franqueadoras neste momento de crise. Desse modo, a entidade promove semanalmente webinares com temas atuais para o setor e mesas virtuais praticamente diárias, com o objetivo dos franqueados compartilharem experiências e trocarem ideias para combater a pandemia. Outras medidas que  foram tomadas: isenção ou suspensão de taxas típicas do sistema durante a pandemia, alargamento de prazos de pagamento e renegociação conjunta com fornecedores.

Franchising Group –  Consultoria para Franquias com escritórios no Brasil e no exterior, nas seguintes cidades:

Consultoria para Franquias: Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Taquara, Bento Gonçalves, Erechim, Pelotas e Caxias do Sul

Consultoria para Franquias: Santa Catarina – Garopaba,  Balneário Camboriú e Florianópolis

Consultoria para Franquias: São Paulo – Campinas, ABC Paulista, Sorocaba, Guarulhos e São Paulo

Consultoria para Franquias: Distrito Federal – Brasília

Consultoria para Franquias: Rio de Janeiro– Rio de Janeiro

Consultoria para Franquias: Pernambuco – Recife

Consultoria para Franquias: Minas Gerais – Triângulo Mineiro

Consultoria para Franquias: Bahia – Salvador e Itacaré

Consultoria para Franquias: Maranhão – São Luís

Consultoria para Franquias: Estados Unidos – Orlando

Consultoria para Franquias: Canada – Toronto

Consultoria para Franquias: Chile – Santiago

Consultoria para Franquias: Portugal – Lisboa

Quer ter sua própria franquia? 

Venha ser um franqueado da Super Anfitrião

Franquia com custo baixo de investimento inicial, a partir de R$ 2.500,00. 

Quer ser um franqueado? Saiba mais pelos telefones 48 4042-1195 / 48 99907-4490 (WhatsApp) e fale com um dos nossos consultores. 

Fonte: franchisinggroup

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.