Florianópolis, popularmente conhecida como “Ilha da Magia”, tem muitos pontos turísticos por possuir inúmeras belezas naturais que encantam todos que visitam ou moram na cidade. Por isso, muitos dizem que a ilha possui em média 43 praiais, outros defendem que o número passa de 100. Depende da forma como é feita a contagem, mas são praias a perder de vista!
Além disso, há os mirantes e parques ecológicos que rodeiam a região e também o centro histórico da cidade, a arquitetura açoriana, os museus, as trilhas e shoppings que fazem com que a cidade de Floripa se torne o ponto perfeito para os viajantes de todo o Brasil e mundo.
Descubra, então, quais os pontos turísticos desta bela cidade!
Pontos turísticos na Região Norte
Primeiramente, na região norte da cidade temos o maior centro de turístico da região. Com o maior número de turistas durante a temporada de verão, a região é uma das mais visitadas em Florianópolis. Além das praias, a comunidade de Santo Antônio de Lisboa, possui até hoje requisitos das construções feitas pelos portugueses no século XVII, o local não cobra taxa de visitação, além de ser interessante de visitar.
A principais praias da região norte são Jurerê, Ingleses, Daniela, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, Ponta das Canas e Lagoinha. São praias perfeitas para quem busca mares mais calmos, sendo a Praia da Daniela é uma das opções de praia mais tranquila em toda a ilha, sendo que também conta com poucos turistas em comparação às lotadas praias vizinhas.
Nas redondezas de Jurerê internacional estão os mais badalados beach clubs, day parties, bares e restaurantes da região. Com alto padrão arquitetônico, conta com lindas mansões luxuosas, destino certos de celebridades e famosos fazendo ainda mais que a região tenha o titulo do local mais valorizado no território brasileiro.
As famosas praias dos Ingleses, Praia Brava e Santinho são os pontos mais procurados pelos surfistas que buscam boas ondas. Os mares são mais agitados e as ondas grandes e volumosas fazem com que a região não perca pontos para quem busca mais aventuras. O Costão do Santinho é outro ponto bastante visitado e procurado por oferecer conforto.
Em Cacupé, Sambaqui e Praia do Forte encontram-se restaurantes típicos com moluscos frescos e arquitetura açoriana para quem busca um imersão na culinária local e cultura açoriana. Para os amantes do mar e dos esportes náuticos o local possui uma das melhores praias para a prática de esportes à vela, com mar calmo, onde, quase sempre, sopram ventos dos quadrantes norte e nordeste.
Melhores pontos turísticos na Região Sul
Em seguida, temos a região sul da Ilha de Santa Catarina – sim, a ilha possui esse nome! – é possível encontrar raízes açorianas de Florianópolis, além da arquitetura da época do Brasil colonial.
No extremo-sul da Ilha, temos a paradisíaca Praia de Naufragados, com seu farol do século XIX e vista para as ruínas da Fortaleza de Araçatuba, fortaleza esta que protegia a entrada da Baía Sul nos tempos passados.
A região do Riozinho e Campeche, são conhecidas pela badalação, gente descolada e boa música e surf. Além de possuir trilhas cercadas de mata atlântica e por praias com ondas medianas, ideais para a prática do surf.
Há também o Parque da Lagoa do Peri, onde está o principal manancial de água doce que abastece o sul da Ilha. O principal destaque da região é a Ilha do Campeche, uma ilha ao lado da ilha, distante cerca de 1km da costa do Campeche. A ilha do Campeche possui águas cristalinas, próprias ao mergulho e sítios arqueológicos que valem a pena o passeio para conhecer.
A praia da Lagoinha do Leste, certamente, é o destino ideal para quem gosta de aventura! Os acessos a trilha podem levar cerca de 50 minutos a 3 horas, podendo ser realizados pelo Pântano do Sul, ou pela Praia do Matadeiro. Se você gosta de trilhas em meio a natureza, precisa muito ir!
O bairro Ribeirão da Ilha mantém características simples e modestas, com ares de interior e costumes de origem açoriana principalmente próximas ao núcleo histórico. A região concentra muitas construções com arquitetura açoriana restauradas, e diversas opções de restaurantes com frutos do mar e ostras, prato típico do Ribeirão, onde se cultivam a maior parte desse molusco em Florianópolis. O por do sol no Ribeirão da Ilha é muito lindo e você precisa ir conhecer!
Turistando na Região Leste
Logo depois, vemos a região leste da Ilha de Santa Catarina é uma das mais belas, famosa por seus atributos naturais e um dos mais famosos cartões postais da cidade, a Lagoa da Conceição. Além da extensa faixa de areia, perfeita para quem gosta de caminhar acompanhado de umas das vistas mais bonitas da região, a praia da Lagoa também conta com uma estrutura de parquinhos e quadras de esporte, restaurantes, lanchonetes e inúmeras lojinhas de artigos de verão ou produto de confecção local: as rendas de bilro.
Na beira da Lagoa, no caminho em direção às praias do Norte, estão disponíveis passeios de barco, escuna, banana boat, espaço para caminhadas, passear de bicicleta e patinete. À noite, o calçadão fica badalado por inúmeros bares, casas de show e restaurantes, por exemplo, que movimentam a noite a beira da Lagoa.
A Barra da Lagoa e São João do Rio Vermelho, por sua distância do centro da cidade, ainda são áreas onde se pode observar traços marcantes da cultura açoriana e um centro de comércio local interessante. Na Praia da Joaquina, as dunas de areia enchem os olhos de todos que as veem. Lá são praticados o sandboard, surf feito com o auxílio de prancha nas montanhas de areias que possuem um visual de tirar o fôlego.
A Praia Mole também é o point dos jovens que buscam festas, os bares invadem toda a orla da praia. Alguns DJs e músicos locais fazem shows à beira da praia a convite dos comércios da região. Já para os que gostam de adrenalina, a região leste é ponto de trilhas, surf, windsurf, vela, caiaque, por exemplo. A praia Mole conta com forte presença de surfistas por ter mar mais bravo e agitado.
Região Central de Floripa: um dos pontos turísticos mais famosos
A região central de Florianópolis é o marco histórico, político, comercial e cultural da cidade. Um dos pontos mais famosos é o Mercado Municipal de Florianópolis, uma parada praticamente obrigatória. Por isso, lá, você pode encontrar muitos produtos locais, tanto da gastronomia quanto artesanatos.
A região conta também com uma das mais belas orlas do Brasil, a Beira Mar Norte, que além de um calçadão para caminhadas conta com uma pista para circulação de bicicletas e patinetes, os quais podem ser locados via aplicativos. Caminhar no fim de tarde na Beira Mar Norte é uma parada obrigatória!
O ponto turístico queridinho da cidade, a Ponte Hercílio Luz, não funciona há mais de duas décadas, mas ainda permanece como um dos principais cartões-postais da cidade de Florianópolis. Mas, a inauguração da abertura da ponte está prevista para dezembro de 2019. Ou seja, quem visitar a cidade neste final de ano conhecerá pessoalmente um dos locais mais preciosos da cidade e caminhar pela ponte Hercílio Luz.
Além disso, há na região os prédios que abrigam os poderes Judiciário e Legislativo do Estado, a Prefeitura Municipal e dezenas de repartições públicas, escolas, bancos, empresas de produtos e serviços, o centro de convenções, a passarela do samba Nego Quirido e um dos shoppings principais da cidade, o Beira Mar Shopping.
Região Continental da Ilha
Por outro lado, Florianópolis não é só ilha! A região continental é a parte de terra no continente mais próxima da ilha, de onde saem as pontes que ligam a ilha. É o único meio de acesso à Ilha de Santa Catarina e um dos núcleos habitacionais e comerciais mais dinâmicos da cidade.
No continente, vale a pena conhecer o parque de Coqueiros e a orla da Beira mar continental com grande espaço de lazer e diversão. Na região do Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão é possível contar com inúmeros bares e restaurantes além de centros de comércios. Passe pela via gastronômica de Coqueiros à noitinha e escolha um dos restaurantes para um jantar delicioso!
Ainda na região continental, o bairro Coloninha é a casa de duas grandes paixões locais, o Figueirense Futebol Clube e a Escola de Samba Unidos da Coloninha. Quem é fã de futebol e samba, sobretudo, precisa passar por ali para conhecer!
Enfim, esperamos que as dicas que reunimos neste post sejam úteis à sua viagem. Você pode encontrar ainda mais informação sobre pontos turísticos em Floripa neste link e também dicas de turismo em Floripa neste outro endereço. Boa viagem e que desfrute muito da ilha!
O que achou? Deixe seu comentário: