Manezinho é o termo popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A figura do nativo ilhota foi caracterizada por causa da fala rápida e cantante dos moradores. Hoje o termo é ostentando orgulhosamente não só pelos nativos da ilha mas também por outros municípios que completam a região da Grande Florianópolis.
Antigamente esse termo era utilizado de forma pejorativa, mas desde os anos 80 pela iniciativa de uma verdadeiro manezinho Aldírio Simões, o orgulho e sentimento ilhéu voltaram a ser praticados por moradores da região em relação ao termo. Até foi criado o Troféu Manezinho da Ilha e depois o Dia do Manezinho.
Quem visita a ilha sabe que a cidade transpira não só riquezas naturais, mas também conta com um povo muito receptivo e acolhedor. O manezinho típico da ilha de Florianópolis, fala cantando, rápido com o seu sotaque singular e ainda usa do seu rico vocabulário para relatar seus famosos “causos”. É “quirido” com todos e sempre está disposto a ajudar alguém pelas ruas da cidade, principalmente se o destino for a praia.
O manezinho raiz ajuda na pesca de tainha para conseguir uma renda extra e fica todo feliz quando uma baleia é vista próximo ao litoral. Quem nasceu aqui sabe o privilégio que tem por viver em um paraíso cheio de natureza, alegria, pessoas unidas e verão cheio de turistas.
O que achou? Deixe seu comentário: