Lendas de Florianópolis

Lendas de Florianópolis

Lendas de Florianópolis 1024 653 Super Anfitrião

Florianópolis é conhecida como a “Ilha da Magia”, nome justificável pela beleza de suas praias paradisíacas e diferentes “lugares mágicos” encontrados em cada canto da cidade. Porém, o nome não vem apenas de suas belezas naturais, mas de seu rico folclore e lendas que envolvem desde bruxas a lobisomens que segundo os antigos, estão por todos os locais inclusive alguns muito frequentados por turistas!

Em Floripa há até uma crença popular de que quem muda para a ilha precisa pedir licença às bruxas para ter uma vida bem sucedida e em paz. Se não pedir licença e chegar sem mais nem menos, é bater e voltar! Não vai conseguir se estabelecer na ilha! Será?

Essa crença se deve às bruxas possuírem a fama de assustarem os pescadores do litoral. Segundo os contos de pescadores, elas roubavam seus barcos e faziam nós em suas tarrafas, atrapalhando as pescarias. A fama era grande e até rituais para reconhecer uma bruxa eram praticados pelos nativos da ilha. Uma crença comum dos mais antigos é dizer que uma bruxa ao cumprimentar alguém, usa sua mão esquerda.

Há também outras histórias, uma das mais tristes dá nome a uma das praias mais famosas da Ilha da Magia. Joaquina era uma jovem muito bonita que chamava a atenção de todos e se apaixonou por Alberto, um pescador. Depois de perder a mãe e o avô, a jovem foi até o amado pedir que ele não se aventurasse mais em alto mar. Ele lhe assegurou que essa seria a última vez. E foi mesmo. Alberto nunca mais voltou da pescaria.

Desolada e muito triste, Joaquina passou o resto da vida cuidando de seu pai e andava todos os dias pela Lagoa da Conceição, passando pelas dunas, caminhando até chegar à praia, apenas para olhar o mar e lembrar do grande amor de sua vida que se perdeu. A jovem Joaquina, um dia tão bonita que chamava atenção de todos, rapidamente passou a aparentar ser uma mulher sofrida na vida. Não demorou muito: morreu nas areias da praia. Triste né?

A região de Ratones é famosa por suas histórias com lobisomem: A lenda diz que havia uma senhora casada, que tinha um filho e que, quando seu marido se ausentava à noite, ela banhava o filho usando uma bacia. Todas as vezes surgia um cachorro grande bem do chato que tentava morder o pobre garoto no caminho para o banho. Sempre o mesmo cachorro incomodando….

Um dia a senhora perdeu a paciência, reagiu mais violentamente e deu uma pancada no cachorro chatão. O bicho ficou enfurecido e antes de fugir pra dentro do mato, mordeu e rasgou a saia da mulher, disparando em seguida.

Na manhã seguinte a mulher ficou surpresa ao ver os fiapos de sua saia presos nos dentes do marido, que ainda dormia na cama! Lobisomem?

E as pedras de Itaguaçu? A lenda diz que são bruxar presas que estão ali trancafiadas transformadas em pedras…

Lenda de pescador? Verdade? Lenda de manézinho? O que você acha? Que a ilha é mágica é certo, pois a magia da ilha é inegável e todos os dias pode ser sentida por toda a cidade. Na dúvida, fique atento com cachorros grandes, e sempre peça licença às bruxas!

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.