Segundo os registros mais antigos encontrados em sítios arqueológicos da região do Sambaqui, que datam 4.800 A.C, os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. Estes praticavam agricultura para sua subsistência além de serem extremamente habilidosos com pesca e coleta de moluscos.
Durante o início do século XVI, algumas embarcações usavam o litoral catarinense para reposição de água e alimento. Mas só em meados de 1675, Francisco Dias Velho junto com seus familiares deram início a povoação da ilha, nomeada na época como Nossa Senhora do Desterro.
Com uma posição estratégica de vanguarda dos domínios portugueses no Brasil, a região passa a ser ocupada militarmente a partir de 1737, o ano onde se iniciou a construção de fortalezas para defesa do território. As fortalezas da época até hoje podem ser visitadas pela população e turistas, são um dos pontos turísticos da região.
Em resultado das ocupações que aos poucos foi aumentando a população, a agricultura e indústria de linho e algodão prosperaram. Até hoje tem-se resquícios da produção artesanal de farinha de mandioca e renda de bilro, costume tradicional que ainda persiste.
No século XIX, Desterro foi elevada a categorização de cidade, se tornando também a capital da Província de Santa Catarina. Com o investimento de recursos federais, foram projetadas melhorias e a construção de edifícios públicos. Aos poucos a cidade foi se desenvolvendo e crescendo. Foram organizadas muitas atividade culturais e houve modernização da política local em conjunto com preparativos para a recepção do imperador D. Pedro II em 1845.
Em 1889 o inevitável golpe militar liderado pelo marechal Deodora da Fonseca pôs fim ao império, e as resistências locais criaram um distanciamento entre a cidade do Desterro e o governo. Com a vitória do Marechal Floriano Peixoto, ficou determinou a mudança do nome da capital, em 1894 de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis.
Com o passar das evoluções no comércio e no setor turístico, a cidade passou por estruturações econômicas que alavancaram a visitação às magníficas praias, aos primeiros locais de imigração açoriana bem como a cultura culinária da pesca e cultura que se formou no local. Ainda, a cidade de Florianópolis se destaca como uma grande capital de tecnologia e inovação, concentrando muitas grandes empresas digitais e de TI, também sendo chamada de Vale do Silício brasileiro.
O que achou? Deixe seu comentário: