A ilha de Florianópolis, é rica não só por suas maravilhosas praias que encantam turistas de todo o mundo, mas também pelo folclore que é famoso na região.
Uma das mais famosas é o Boi de mamão, de origem açoriana por mais que instalada no litoral catarinense a prática se relaciona muito mais às coisas vindas da terra do que o mar.
A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e a mais apreciada dança folclórica da região, o qual ainda mantém suas raízes nas mais novas gerações de florianopolitanos.
O nome se originou na década de 1930, onde as crianças usavam mamão para imitar a cabeça de bois, na falta de outras fantasias. Apresentado de forma de teatro gestual, os poucos diálogos relatam uma corrida de touros.
A história mostra o desespero de Mateus, um vaqueiro simples do interior da Ilha, que, ao ver seu boi de estimação morto, busca um médico e um curandeiro para ressuscitá-lo. Ao fim, o boi volta à vida e todos comemoram com cantorias e danças.
Outros personagens que podem ser vistos na apresentação são a Bernunça: Um “dragão do mal” com uma boca gigante que corre em direção ao público na tentativa de engoli-lo.
A cabra que na encenação do Boi-de-Mamão, a cabra entra logo após o boi e representa o touro que não quer lutar. E é nesse momento que a cantoria grita “É cabra, é cabra!”.
Maricota: Uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços, atingindo intencionalmente o público.
Cada bicho tem melodia e ritmo diferentes dos demais, e, consequentemente, dança e coreografia diversas. Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e materiais diversos.
O que achou? Deixe seu comentário: