Que Florianópolis tem inúmeras belezas naturais todos sabem, mas será que os traços culturais da região também são bastante conhecidos? Por ser uma cidade de origem açoriana e colônia portuguesa, a ilha de Florianópolis mistura diversas crenças e até hoje possui comemorações típicas da cidade. Com o folclore também muito presente, o cultivo de ostras, camarões e tainhas também servem como fonte de eventos e festivais que animam a região.
A cidade também é ponto para a prática de vários esporte, inúmeras corridas e maratonas são feitas a beira mar da cidade, assim como são praticados várias apresentações ao ar livre, eventos e show invadem os teatros da cidade. A qual respira, se movimenta e vive a base de muita cultura, esporte e lugares paradisíacos.
Pensando nesses eventos que enchem os olhos de quem frequenta ou mora na cidade, nós da Super Anfitrião resolvemos trazer neste post os principais eventos que acontecem na região de Florianópolis. Confira um pouco mais da agenda.
Corridas
As corridas que acontecem em Florianópolis tem direito a vistas mais privilegiadas da cidade. Os eventos esportivos acontecem durante todo o ano e são feitas não só por amantes do esporte, mas também em prol de causas maiores.
A Corrida Outubro Rosa, acontece geralmente em outubro e conta com centenas de participantes. A distância percorrida é de 10/5km e busca conscientizar e ressaltar a importância da prevenção de câncer de mama. Logo em seguida temos a Corrida Novembro Azul, que acontece todos os anos neste mesmo mês. A corrida é uma forma de ressaltar a importantância que o movimento promove de prevenção precoce do câncer de próstata.
Em outras épocas do ano a cidade de Florianópolis é recheado de eventos de corrida. Nas praias do Sul, temos o Night Run Pântano do Sul que acontece no mês de dezembro e tem como meta percorrer 7km.
Em meados de novembro, a corrida Insana invade Florianópolis. Composta de diversos tipos de obstáculos e níveis de dificuldade o evento movimento jovens e adultos a se divertirem bem ao clima que a cidade mais se beneficia, o calor é atração convidada.
Maratonas
Florianópolis possui uma das beira mares mais bonitas e usadas para promover maratonas de nível internacional. Sendo ponto de encontro de centenas de amadores e profissionais as avenidas Beira mar Norte e Via expressa Sul são destaques nos calendários de corrida do país.
A marota internacional que irá ter as distâncias de 5k, 10k, 21k, 42k, também será classificatória para a Boston Marathon de 2020.
Não é só a Beira Mar que é privilegiada de receber maratonas na cidade. Jurerê também é palco da Meia Maratona que invade as areias da praia. Por volta do mês de novembro, a corrida mista que busca trazer diferentes experiências por correr no asfalto, trilha, praias e areia dura, trazem grande diversidade para o esporte.
As distâncias são de 21k, 10k, 5k e chamam atenção não só de amantes do esporte mas também ganham foco da população da cidade que valoriza os esportes praticados na ilha da magia.
Camerata Florianópolis
Florianópolis também é música. Criada em 1994, seguindo ininterruptamente até os dias atuais, é parte essencial da agenda cultural de Santa Catarina. A orquestra realiza shows frequentes na região e também realiza turnês por todo Brasil e outros países como França, Alemanha, Espanha e Itália.
Se você planeja visitar a Ilha da Magia, não deixe de prestigiar um dos shows mais belos da cidade. Em meados do mês de dezembro de todos os anos, a orquestra promove apresentações natalinas em vários pontos da cidade.
Fenaostra
Evento cultural da região de Florianópolis, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana é o verdadeiro festival em homenagem a um dos frutos do mar mais ricos cultivados na cidade.
A festa realizada durante 5 dias ininterruptos é repleta de diversas atrações. A área gastronômica ressalta a beleza do prato principal do evento, a ostra, que acompanhada de receitas tipicamente ilheenses conquistam o paladar de todos que participam.
Também são realizados no evento oficinas de arte, artesanato local de renda de bilro, cursos voltados a maricultura além da exibição de documentários sobre o processo produtivo das ostras da região de Florianópolis.
Durante os dias de evento, também são promovidos shows de bandas locais que movimentam a cultura do litoral Catarinense, dentre as mais famosas estão Dazaranha, Iriê e Banda Sabor Brasil.
As apresentações do folclore ilhota invadem o evento da Fenaostra, lá podemos contar com a presença do boi de mamão, bernúncia entre outros personagens típicos deste conto. A Dona Maricotinha, Dona Bilica e o Darci animam o evento e arrancam muitas risadas de seus visitantes.
A entrada é franca e geralmente acontece na região central da cidade na Praça Fernando Machado, próximo ao principal ponto de comércio, o Camelódromo.
Maratona Cultural
Com mais de 40 horas de atrações programadas, o evento reúne exposições, shows e atividades culturais que movimentam a cidade de Florianópolis. No ar a 7 anos, a Maratona Cultural atua na promoção direta da comunicação entre cultura, arte, entretenimento e turismo.
O foco principal é apresentar a população nativa ou turista da região o fácil acesso as artes que são produzidas não na cidade de Florianópolis, mas também outras regiões catarinenses a fim de promover a roda da economia de nosso povo. Fazendo com que cada pessoa resgate a vontade de viver culturalmente a cidade da ilha da magia.
Folclore
Durante todo o ano, mas principalmente nas festividade do alto da temporada, grupos de folclore nativo da região fazem apresentações que movimentam a cidade. O folclore de origem açoriana, tem como objetivo retratar a morte e ressurreição do boi e ainda conta com a presença da cabra, bernúncia, bode e a maricota.
Os shows são comandados pela Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal e geralmente organizam apresentações em shopping, parques e eventos que acontecem na Ilha de Florianópolis, mas principalmente nas ruas e calçadas da cidade.
Projeto Tamar
Muito mais que um evento, o projeto Tamar é um show que enriquece ainda mais as belezas naturais da Ilha de Florianópolis. Em busca de minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas o projeto se instalou na região da Barra Da Lagoa, a 25 km do centro da cidade.
O local possui um museu de conscientização e educação ambiental da vida marinha, uma aula tanto para visitantes mas também para moradores e pescadores da região. O projeto Tamar também conta com tanques de observação das 5 espécies de tartarugas que desovam nas regiões litorâneas do Brasil.
Todos os dias logo pela manhã e no final da tarde, são realizadas visitas guiadas pelo local. A qual dura em torno de 1 hora e tem como objetivo mostrar as principais ações feitas pelo projeto que busca proteger as tartarugas marinhas no Brasil.
Todos os dias do ano, por volta das 15:30 da tarde é possível acompanhar a alimentação das tartarugas, juntamente com uma visita guiada, onde são conservados os princípios de conservação desses animais marinhos nos oceanos.
Durante os sábados e domingos as crianças também podem ajudar na alimentação das tartarugas. São distribuídas senhas, pelo menos 15 minutos antes da atração, os quais devem ser retirados na bilheteria do projeto. Com o auxílio de guias, as crianças dão um pedaço de peixe para os animais.
Outro evento promovido pelo projeto é o retorno das tartarugas ao mar. Os animais entregues ao Tamar ou que foram resgatadas doentes ou machucadas são tratadas pela equipe veterinária do local. Após se recuperarem as tartarugas retornam a vida no mar, e esses momentos são abertos ao público e todos podem participar. Para saber mais informações ou quando esses eventos irão acontecer, fique atento as redes sociais do Projeto Tamar Florianópolis.
Se você ainda não decidiu onde vai passar suas férias, Florianópolis está aí como uma das cidades mais belas do país. Composta por inúmeras belezas naturais que enchem os olhos de todos que visitam a capital, vários eventos de cunho artístico e de preservação animal acontecem ao redor da cidade.
Então não perca tempo e venha visitar Floripa nesse verão!
O que achou? Deixe seu comentário: