Não é a primeira vez que acontece, e provavelmente também não será a última: a China promoveu uma nova limpa de aplicativos do seu território, em uma lista que ultrapassa 100 softwares.
O principal sumiço nessa nova varredura foi o TripAdvisor, site de avaliação de restaurantes e outros locais. Assim, novas instalações não são mais possíveis em território chinês, e possivelmente o acesso aos servidores do serviço também foram interrompidos com a decisão.
Essa decisão, inclusive, foi motivada por uma nova política do gabinete de administração do espaço virtual do governo, que diz ter começado a atual eliminação de apps em 5 de novembro, após pedidos públicos da população pela remoção de conteúdo ofensivo da internet. Em virtude desse suposto clamor público, a Administração decidiu implementar uma lei visando tornar possível remover, de forma facilitada, serviços que possua conteúdos pornográficos, de prostituição, apostas e violência.
Por mais que da atual lista o TripAdvisor seja um dos mais conhecidos, diversas plataformas conhecidas no Ocidente estão há tempos indisponíveis por lá, como Twitter, Facebook e Instagram. A rede social mais popular na China é o Weibo, uma solução local.
Vale lembrar, os aplicativos são vítimas constantes dos atritos entre governos. A Índia chegou a proibir o TikTok em retaliação à China ainda em 2020. A intenção nesses casos é mostrar que a força política pode interferir diretamente na situação econômica de empresas do país retaliado, como expressão de força em negociações econômicas, por exemplo.
A lista completa dos novos apps que ficaram indisponíveis não foi revelada na sua íntegra.
E você, o que acha da censura chinesa a uma série de apps ocidentais? Conte para a gente nos comentários!
Fonte: https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n167324/china-remove-tripadvisor-e-outros-apps-banimento-lojas-virtuais.html
O que achou? Deixe seu comentário: