Se você busca o que fazer em Florianópolis, vai descobrir que Floripa não é somente praia e banho de mar. Há muito mais para se ver, curtir e conhecer na região o ano todo. Além de uma rica natureza, há muitas opções de lazer, seja para uma família que busca sossego e lugar seguro para as crianças, quanto para grupos de amigos que querem diversão, adrenalina e badalação. Com certeza Floripa é o destino perfeito, seja qual for a sua tribo. Confira as dicas que somente um Guia de Turismo local pode oferecer sobre o que fazer em Florianópolis em qualquer época do ano.
Uma Cidade que Desafia à Compreensão dos Visitantes
Para entender a geografia de Florianópolis é preciso compreender sua inusitada configuração urbana, que ocupa uma porção de área continental e outra insular, em sua maior parte na Ilha de Santa Catarina.
São mais de 433 km² de área, que compreende uma parte urbana desenvolvida, mais de cem praias, lagoas, mangues, costões, morros, dunas e outras 29 ilhas menores. Tudo isso, transforma a Ilha da Magia em um destino turístico único e fascinante.
Os Principais Pontos Históricos da Cidade estão na Região Central
O centro da cidade abriga o núcleo urbano e a maioria dos pontos turísticos não naturais de Florianópolis. É nesta região que encontram-se os principais museus, a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público Municipal, a Praça XV de Novembro e a Catedral Metropolitana, pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade pela primeira vez. Dedique pelo menos um dia para conhecer esta parte da cidade que guarda histórias, construções e memórias que vão, desde o período colonial, quando a cidade ainda se chamava Nossa Senhora do Desterro, até os dias atuais.
Um tour pelo centro da cidade é garantia de boas compras de artesanato, cerâmica e renda de bilro. Ao final, vale se refestelar num dos bares e experimentar as delícias da culinária local, como o pastelzinho de berbigão (vôngole) ou camarão, um torpedinho de siri, ostras frescas, tainha frita ou anchova grelhada com pirão. E para acompanhar, cachaça artesanal com aroma de gengibre.
A Região Leste Oferece Opções que Misturam Natureza, Gastronomia e Lazer.
O principal destino turístico da Região Leste é a Lagoa da Conceição. Rica em badalação, atrativos naturais e boa gastronomia, oferece várias opções de bares, restaurantes, casas noturnas, botecos e lojas, que se concentram no Centrinho, conjunto de ruas localizadas antes de se cruzar a ponte sobre a lagoa, e ao longo da Avenida das Rendeiras.
Também é na Região Leste que ficam as famosas praias da Joaquina e Mole, as rústicas Galheta e Gravatá e a urbanizada Barra da Lagoa.
Para quem gosta de passeios de barco e ainda curtir uma trilha é só seguir rumo à Costa da Lagoa. O acesso é feito somente por barco ou por trilha. Lá, há uma cachoeira, restaurantes típicos, lojas de artesanato e um belo visual. Para completar, a Região Leste tem as noites mais agitadas e ecléticas do verão.
A Região Norte é a Que Possui a Melhor Infraestrutura Turística
A região norte é a que possui a melhor infra-estrutura em prestação de serviços e oferece atrações turísticas para todos os gostos, como passeios de escuna, banana boat, mergulho e trilhas. As praias, com suas águas mais quentes e calmas, são ideais para famílias com crianças e idosos.
Em Jurerê, a badalação rola solta. Vários beach clubs, day party, bares com música eletrônica, mansões, carrões e mulheres super produzidas. Destino certo para quem quer ostentar, ver e ser visto ao lado de modelos e celebridades.
Nas praias do Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Forte encontram-se restaurantes típicos que oferecem pratos com base nos frutos do mar, principalmente Ostra, Mexilhões e Camarões frescos. Para os amantes da história, a dica é fazer um passeio de escuna pela baía norte e desvendar os mistérios das fortalezas construídas pelos portugueses no século XVIII, uma na praia do Forte e as outras duas nas ilhas de Anhatomirim e Raton Grande (Ratones).
Na Região Sul estão as Praias Selvagens, os Sítios Arqueológicos Pré-históricos e as Construções da Época da Colonização Açoriana
A região sul da Ilha de Santa Catarina está dividida em duas porções. A porção sudoeste preserva as raízes de base açoriana, com construções da época do Brasil Colonial. A Freguesia do Ribeirão da Ilha abriga a Rota Gastronômica das Ostras com vários restaurantes especializados em frutos do mar.
Já a porção sudeste chama atenção pelas trilhas cercadas por Mata Atlântica e praias com natureza preservada ou com pouca urbanização. Os destaques da região são a Ilha do Campeche, o Parque da Lagoa do Peri e as praias do Campeche, Lagoinha do Leste, Matadeiro, Pântano do Sul, Solidão, Saquinho e Naufragados.
O que achou? Deixe seu comentário: