Costa da Lagoa – Trilha, passeio de barco, cachoeira e gastronomia

Costa da Lagoa – Trilha, passeio de barco, cachoeira e gastronomia

Costa da Lagoa – Trilha, passeio de barco, cachoeira e gastronomia 1020 574 Super Anfitrião

A Costa da Lagoa é uma das comunidades mais pitorescas de Florianópolis, pois ainda preserva traços culturais deixados pelos imigrantes açorianos. Ali, quase que isolados, um grupo de pescadores e rendeiras ainda vive como seus antepassados.

Para Chegar à Costa da Lagoa, Somente por Barco ou Trilha

Localizada na Região Leste da Ilha de Santa Catarina, no bairro Lagoa da Conceição, esse paraíso só pode ser acessado por trilhas ou barco. E, para chegar lá há duas opções.

A primeira, é pegar um barco-táxi em um dos terminais lacustres que ficam na orla. O principal deles é o que fica ao lado da ponte de pedra que corta a Lagoa. De fácil acesso, tem ponto de ônibus próximo e um pequeno estacionamento para carros e motos. A partir dali, são 40 minutos de belas paisagens que misturam mata atlântica exuberante, pequenas praias e enseadas.

Outro ponto de partida é o trapiche existente dentro do Parque Ecológico do Rio Vermelho. O acesso a este trapiche é feito por uma estradinha de terra transversal à estrada principal. A partir do trapiche são apenas 10 minutos de passeio, desta vez atravessando a Lagoa no sentido Leste-Oeste.

A segunda opção são as trilhas. A mais utilizada para chegar à Costa da Lagoa é a que parte do final da Estrada Geral do Canto dos Araçás. São dez quilômetros de trilha, em sua maior parte com trechos planos, que passam pela mata atlântica preservada.

Outro caminho possível para se chegar lá é partindo do Canto do Moreira, em Ratones, subindo pelo morro num percurso de aproximadamente 90 minutos.

Essas últimas duas opções são também as mais culturais, uma vez que passam por diversas vilas e pelos antigos engenhos de farinha, preservados para ser atração turística.

De qualquer forma que se vá, o destino final é o centrinho da Costa da Lagoa e a principal atração são os diversos restaurantes caseiros. Com pratos à base de frutos do mar, preparados com ingredientes locais e servidos com jeitinho simpático e amigável do povo ilhéu. Os preços das refeições são bem acessíveis e os pratos servem duas pessoas.

Como sugestão, eu indico experimentar um prato com um peixe típico da Lagoa da Conceição – a Carapeva – servida em postas fritas com arroz, batatas fritas e o pirão que só tem aqui.

Outra atração da Costa da Lagoa é a cachoeira, que fica perto da vila. A água gelada refresca os visitantes em dias mais quentes. Mas não se espante se, em época de pouca chuva, ela estiver com pouca água.

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.