Aluguel de temporada: Contrato de locação

Aluguel de temporada: Contrato de locação

Aluguel de temporada: Contrato de locação 2560 1920 Super Anfitrião

Você está quase pronto para alugar sua segunda casa! Você tem as licenças e taxas adequadas arquivadas , está configurado para cobrar impostos de aluguel de férias e tem cobertura de seguro . É hora de começar a receber alguns inquilinos na propriedade – mas, como em um aluguel de longo prazo, você precisará de um contrato de locação para seus hóspedes.

Os arrendamentos de aluguel de curto prazo (geralmente referidos no setor de aluguel de férias como “contratos de aluguel”) estabelecem os termos de ocupação do inquilino e garantem que ambos estejam na mesma página em relação ao que é e não é aceitável no seu propriedade.

Queremos começar com este importante PSA: você deve sempre, sempre, consultar SEMPRE um advogado ao criar qualquer documento juridicamente vinculativo.

Cobriremos, em termos gerais, o que o seu contrato de aluguel deve ou não incluir para que você possa ir ao advogado com uma lista clara do que deseja incluir no documento formal. Esta é uma orientação para suas preferências pessoais; seu advogado será a melhor pessoa para garantir que seus termos gerais, condições de pagamento e responsabilidade sejam explicitados no idioma legal correto.

Proteções

Lembra-se de um momento atrás, quando dissemos que você realmente precisa de um advogado? Esta seção é o porquê. Incluímos uma breve explicação sobre o que é cada uma dessas proteções e por que você precisa disso, mas seu advogado precisa criar o idioma que o protegerá ativamente. O seu contrato de locação deve incluir:

  • Termos da transação de reserva. Esta seção explica exatamente a quem o inquilino está pagando as taxas e quem é responsável em caso de disputa.
  • Termos de pagamento. Esta seção esclarece quais pagamentos são devidos e qual porcentagem do pagamento será devolvida ao locatário em caso de cancelamento.
  • Danos e seguros. Esta seção reiterará sua responsabilidade e a de seu hóspede em caso de danos à propriedade ou ferimentos ao locatário ou a seus hóspedes.
  • Termos de cancelamento. Esta seção especifica em que circunstâncias você pode cancelar a estadia de um locatário – geralmente no caso de danos imprevistos à propriedade.
  • Indenização e manter inofensivo. Uma inclusão padrão na maioria das concessões, protege você em caso de ferimento, dano, perda ou roubo de um hóspede.
  • Honorários e custas do advogado. Esta seção esclarece que, se um hóspede o leva a um tribunal de pequenas causas e perde o caso, ele é responsável por seus honorários legais.
  • Disputas. No caso de uma solicitação de estorno ou reembolso, esta seção deve esclarecer o que um hóspede deve fazer para provar que você não cumpriu o final do contrato.

Provavelmente, nenhum de seus inquilinos lhe causará problemas e você nunca precisará das proteções acima – mas é bom ter isso por precaução.

Porém, para a grande maioria das operações diárias do seu aluguel de temporada, você e seu inquilino estarão preocupados com os detalhes nas seções a seguir, que cobrem o que eles podem esperar de você como anfitrião e o que você espera deles como hóspedes.

Nome do inquilino e datas de ocupação

Em um contrato de arrendamento de longo prazo, uma das coisas mais importantes a fazer é definir os nomes dos inquilinos e suas datas de ocupação. Para contratos de aluguel de curta duração, é um pouco mais flexível e por boas razões: as datas e os nomes de alguns dos hóspedes podem mudar facilmente entre o horário em que a propriedade é reservada e a hora em que os hóspedes chegam.

Se você estiver usando uma plataforma de reserva on-line como VRBO ou Airbnb, será solicitado que você forneça seu contrato de locação ao se inscrever, e seu advogado pode garantir que seu contrato de locação vincule legalmente o locatário aos termos do contrato quando eles fizerem. a reserva. Isso significa que seu contrato de locação não incluirá o nome ou as datas no próprio documento; ele será conectado à reserva em que o locatário concordou com os termos.

Se você optar por não acessar uma plataforma de reservas on-line, poderá ter a tranqüilidade de ter um documento assinado formalmente a cada vez. Esteja preparado para aceitar esses contratos por e-mail – as máquinas de fax são incomuns e aguardar que cada contrato chegue por correio pode não ser prático.

Os contratos de aluguel são bem curtos – 2-3 páginas – o que facilita o envio e o recebimento do arquivo através do seu endereço de e-mail habitual. Peça ao seu advogado que lhe forneça a versão final do seu contrato de locação em formato PDF, que é fácil de enviar e imprimir, mas não pode ser alterado pelo locatário.

Horário de check-in e check-out

Seu contrato de aluguel deve especificar especificamente o horário oficial de check-in e check-out e definir quais são as consequências para o não cumprimento. Você pode declarar por escrito que concorda com os hóspedes que ficam atrasados ​​ou chegam cedo, mas seu contrato deve incluir os horários em que você deseja que a maioria de seus hóspedes chegue e saia.

Para uma propriedade que possui um cofre, uma chegada tardia pode não incomodá-lo e você pode decidir que não precisa de um horário formal de check-in. Se você entregar as chaves pessoalmente, forneça um horário de check-in para que você possa agendar esse horário com antecedência. Você pode cobrar uma taxa se o locatário chegar atrasado ou precisar que você esteja disponível tarde da hora – embora isso seja a seu critério, e recomendamos que seja gentil com o locatário sempre que possível.

Os horários de check-out também são importantes, principalmente se você tiver uma rotatividade rápida para o próximo hóspede. Certifique-se de especificar quais são as conseqüências por não fazer o check-in a tempo e dê a si mesmo pelo menos duas horas de folga antes de ter absolutamente o hóspede fora de casa. Dessa forma, mesmo que um hóspede se atrase, você ainda terá tempo para limpar a casa para a chegada do próximo hóspede.

Regras da Casa

Seu contrato de locação deve estipular claramente quaisquer regras da casa que você possa ter, como “não fumar” ou “não animais de estimação”. Esse também é um bom lugar para informar seus inquilinos sobre quaisquer regulamentos locais ou de propriedade que os afetem, como restrições de ruído ou regras para pendurar toalhas molhadas na varanda.

Você também deve esclarecer sua responsabilidade por quaisquer itens em sua casa que possam causar danos aos seus inquilinos – por exemplo, se você tiver uma piscina, pode declarar que os inquilinos são responsáveis ​​pela segurança da piscina. Novamente, seu advogado é a melhor pessoa para garantir sua proteção legal aqui.

Ocupação Máxima

Certifique-se de incluir sua ocupação máxima! Esta é a sua proteção contra os hóspedes que alegam que só estão trazendo 6 pessoas quando, na verdade, são 6 adultos e 2 crianças, ou hóspedes que realizem festas em sua propriedade. A ocupação máxima se aplica a todos os hóspedes, incluindo visitantes da propriedade, e pode ser aplicada a seu critério.

Na maioria das vezes, é provável que você não se importe se a sua festa de 6 convidados tiver dois amigos para almoçar, e você pode fechar os olhos para essas ocasiões. A ocupação máxima garantirá que você tenha a capacidade de interromper um comportamento mais flagrante quando ocorrer, no entanto, e é melhor incluí-lo no seu contrato de locação. 

Taxas e Serviços Adicionais

Se você tiver taxas opcionais (como uma taxa para animais de estimação ou uma taxa para ativar o aquecimento da piscina), inclua-as no seu contrato de aluguel. Você também pode incluir serviços adicionais, como serviços de catering ou de concierge, nesta seção, esclarecendo que há uma taxa extra por esses serviços não incluída na tarifa da reserva.

Limpeza

Defina as expectativas que o inquilino possa ter razoavelmente pela limpeza do seu aluguel e suas próprias expectativas para a condição em que o hóspede deixará a propriedade. Seja razoável em ambos os aspectos; seu hóspede geralmente estará disposto a tirar as camas e colocar a louça na máquina de lavar louça, mas você não pode esperar que ele deixe sua casa em condições de pronto para a próxima chegada.

Manutenção

Use esta seção para explicar o que você espera que os inquilinos façam se houver um problema de manutenção e como você responderá. Você quer que eles saibam que responderá prontamente se eles usarem os canais corretos para entrar em contato com você e explique qual a melhor maneira de fazê-lo.

Acesso ao Host

Certifique-se de incluir este! Pode ser necessário acessar a propriedade enquanto o hóspede estiver em residência por vários motivos, e seu advogado precisará garantir que seu contrato de locação declare que você tem o direito de fazê-lo. Você também deve especificar que tipo de aviso você dará ao hóspede se for necessário entrar na propriedade.

Você precisa desta seção, mesmo que apenas pretenda entrar na propriedade com o consentimento do hóspede. Se o hóspede reclamar que o alarme de incêndio começou a tocar na noite passada e você chegar para resolver o problema na manhã seguinte enquanto estiver no café da manhã, você ainda poderá receber reclamações formais. Você precisa do direito de inserir sua propriedade em caso de emergência; apenas certifique-se de usá-lo somente quando necessário e obter o consentimento do hóspede.

Reservas falsificadas

Todo mundo ouviu uma história de horror sobre um inquilino que deu uma festa e destruiu a propriedade. A seção de reservas falsificadas é como você pode impedir que esses locatários entrem em sua propriedade em primeiro lugar – ou removê-los muito rapidamente na chegada.

Esta seção diz que se a sua reserva foi feita sob falsos pretextos – um nome falso, um locatário alegando ter 25 anos quando realmente tem 21 anos, trazendo 20 pessoas quando disseram que estava trazendo 10 – você pode despejá-las imediatamente e não é responsável por devolver quaisquer valores pagos.

A Super Anfitrião administra imóveis de aluguel para temporada e pode ajudar você, ligue agora mesmo: 48 4042-1195 / 48 99907-4490 (WhatsApp) e saiba mais.

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.