Milhares de famílias brasileiras aproveitam os recessos escolares do mês de julho para viajar, o que faz com que o turismo no país se movimente.
Destinos nacionais são os favoritos de 92% dos brasileiros, aponta pesquisa; muitas pessoas preferem fazer viagens dentro do Brasil, e aproveitar o lugar favorito do que ir para outros países e conhecerem um novo destino.
Confira agora, quais destinos de inverno estão nesse ranking:
Rio de Janeiro
Um dos destinos mais conhecidos do Brasil é também um dos mais bonitos do mundo. E não é para menos: o Rio de Janeiro abriga praias paradisíacas que atraem um público diversificado, dos viajantes que procuram por tranquilidade e sossego, até os que querem ficar perto do agito e da badalação.
Mesmo com as temperaturas mais baixas este mês, a cidade maravilhosa ainda é preferência nacional entre turistas durante o mês de julho com o maior número de buscas durante o período.
Passar as férias na praia aparece como a atividade principal dos viajantes, amantes das águas salinas.
Campos do Jordão
A cidade paulista é conhecida como a “Suíça Brasileira” por sua arquitetura europeia. O Festival de Inverno com diversos concertos de música clássica acontecem neste mês, além de diversas opções para amantes de cerveja, chocolate e um clima mais romântico.
A temperatura média do local já é tipicamente baixa. A paisagem, juntamente com alguns pontos que reservam obras de arte de artistas renomados, formam uma agradável experiência para se levar de lembrança.
Gramado
Julho é o auge do inverno em Gramado, o que faz da cidade um dos destinos de inverno perfeito para viajantes em busca do frio. Lá se encontra o primeiro parque indoor de neve das Américas.
Arquitetura charmosa, boa culinária e belas paisagens, assim é a Serra Gaúcha, E quando se pensa naquela região, logo vem à cabeça a cidade de Gramado, que possui boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além de opções de passeio que atendem a casais e famílias.
Gramado parece uma cidade cenográfica; seja pelo clima frio e ambiente em estilo europeu, ou pela gastronomia farta, famosa pelos cafés coloniais, vinhos e chocolates, a região atrai multidões todos os anos. Também no inverno, Gramado sedia o Festival de Cinema, evento que traz ainda mais “glamour” ao município de 34 mil habitantes.
Fortaleza
Fortaleza é sinônimo de sombra e água fresca! A capital cearense é um verdadeiro oásis tropical, pronta para receber seus visitantes durante todo o ano. Temperaturas altas, brisa do mar sempre presente, e lazer para todos os gostos são os cartões de visita desta cidade arretada!
Situada no nordeste brasileiro, Fortaleza faz calor o ano todo, e por isso mesmo é um dos destinos preferidos dos brasileiros que moram ao sul do país e também de muito europeus. Portanto, a melhor época vai depender do que você procura (já que o calor vai ter sempre), como, por exemplo, mais sossego, agitação, prática de esportes radicais, etc.
A temperatura ao longo do ano é estável e gira em torno de 27ºC. O que muda mesmo são as chuvas, que ocorrem entre os meses de fevereiro e maio, e o vento mais intenso, entre agosto e novembro.
São Paulo
O estado de São Paulo conta com 364 municípios recheados de cultura, lazer e diversão para toda a família. É possível encontrar diversas opções de roteiro, seja para quem gosta de passeios radicais e de passeios mais calmos, ao lado da natureza.
Na capital, de segunda a segunda há peças de teatro e exposições em cartaz, bares e restaurantes abertos a qualquer hora, além de eventos e shoppings lotados.
No interior, busca-se de tudo um pouco: de alguma tranquilidade em antigas fazendas de café transformadas em hotéis e estâncias hidrominerais (Águas de Lindóia e Serra Negra, por exemplo) a destinos para ecoturismo como Brotas e Socorro (rafting), Vale do Ribeira (espeleologia) e Boituva (a meca brasileira do paraquedismo e do balonismo).
Servido pelas melhores estradas do país, o estado de São Paulo convive com intenso fluxo de automóveis a cada feriado e em todas as direções. As rodovias Castelo Branco e o complexo Anhanguera-Bandeirantes conduzem a cidades ricas no norte e no oeste paulista, como Campinas, Ribeirão Preto e Bauru.
Belo Horizonte
Belo Horizonte é um dos destinos de inverno que mistura modernidade com ares de interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer.
Suas praças dividem o espaço com ótimos museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, que conta a história do povo mineiro e suas tradições.
A gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos: dos restaurantes italianos e franceses com pratos refinados até os botecos que servem boas cachaças acompanhadas de petiscos bem mineirinhos. Essa culinária boêmia deu origem ao concurso Comida di Buteco, que começou em “Beagá” e se espalhou para outras quinze cidades do Brasil.
O que achou? Deixe seu comentário: