Os pontos turísticos de Paraty muitas vezes acabam passando despercebidos, pois, muitas pessoas acabam procurando esta cidade por eventos como a FLIP e a Festa da Cachaça, além de lindas praias acessíveis em passeios de barco. Mas, Paraty é muito mais que belas praias cercadas pela Mata Atlântica. Isso porque, a cidade oferece aos seus visitantes um rico turismo histórico, que inclusive contam um pouco da história do nosso país.
Fundada em 1667, hoje Paraty é considerada um Patrimônio Histórico Nacional e abriga grande parte da história do nosso país, com prédios coloniais da época da colonização. Assim, conheça abaixo os 10 pontos turísticos de Paraty para você que deseja variar em sua viagem a cidade.
Pontos turísticos em Paraty
Centro Histórico de Paraty
O ponto de partida para os turistas que desejam conhecer os pontos turísticos em Paraty é o Centro Histórico da cidade, lugar onde nasceu a “Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty”
O lugar pode facilmente ser percorrido a pé em apenas uma tarde, mas com a ajuda de um guia você conseguirá entender melhor todas as questões históricas que envolvem essa região. E não se preocupe, pois, há várias empresas de tours guiados na cidade.
Normalmente os roteiros para conhecer o centro histórico têm horários casados com os tours de barco, dessa forma você consegue fazer dois passeios no mesmo dia.Caminho do Ouro – Estrada Real
Para que todo o ouro que era extraído das Minas Gerais chegasse a Paraty, foi construído, entre os séculos XVII e XIX, a Estrada Real, que ficou mais conhecido como “Caminho do Ouro”. A trilha no passado seguia as antigas rotas usadas pelos índios Guaianás e todo o seu calçamento foi projetado pelos portugueses e feito por escravos.
O trecho ainda se mantem igual ao original do passado e segue por 1.200 km e liga a cidade de Diamantina ao Porto de Paraty, que no passado era de onde saíam os navios cheios de riquezas rumo a Portugal.
Quando a passeios guiados, há passeios que saem de Paraty e vão até as cachoeiras e alambiques que ficam à beira da Estrada Real. Alguns dos principais pontos turísticos próximos à cidade que você pode conhecer ao percorrer essa trilha são a Cachoeira da Pedra Branca e Cachoeira do Tobogã, além de alambiques famosos, como o do Engenho D’Ouro e Pedra Branca, por exemplo.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
A Igreja Nossa Senhora dos Remédios é a capela que deu origem a cidade de Paraty, tendo sido construída em 1873. Ela chama atenção por causa de suas torres inacabadas que não foram concluídas, isso aconteceu porque o excesso de peso causado pelas pedras usadas na sua construção poderia abalar sua construção.
Nela, após tirar uma fotografar em sua parte externa, não deixe de fazer uma visita em seu interior. É cobrada uma pequena taxa e já fique avisado que não é permitida a entrada com trajes de banho, fotografar ou filmar em seu interior.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi construída em 1725 por escravos e era usada no passado por eles para a realização de cultos. Todo mês de novembro acontecem as famosas festividades da igreja, com missa, procissão e celebrações tradicionais como as figuras do Rei e da Rainha e as folias, por isso vale a pena ir a Paraty durante este mês.
Pontos turísticos de Paraty: Igreja Nossa Senhora das Dores
Essa charmosa capelinha foi construída em 1800 por iniciativa das mulheres da alta sociedade daquele período. A capela passou por reformas em 1901 e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Um dos pontos mais charmosos desse ponto turístico em Paraty é a torre da igreja que possui em sua cúpula um galo marcador da direção dos ventos. Para visitação, não é cobrada taxa, mas também não é permitido fotografar em seu interior.
Museu de Arte Sacra
O museu está instalado dentro da Igreja de Santa Rita, que é considerada um dos principais cartão-postal da cidade. O acervo do museu possui peças de barro, metal e madeira que datam dos séculos XVII, XVIII, XIX até o início do século XX.
A igreja foi construída em 1722 e no ano de 1952 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Uma dica é tirar uma foto bem em frente dela, e aproveitar da beleza desse templo de estilo barroco.
Pontos turísticos de Paraty: Casa da Cultura de Paraty
Neste casarão localizado no centro histórico de Paraty, você encontrará um lugar que busca resgatar e preservar a cultura local. Ele é considerado um dos sobrados mais representativos da arquitetura do século XVIII pela UNESCO.
Logo na entrada, você será recebido por um lindo tapete de serragem e arte típica das festas religiosas que acontecem na cidade. No segundo andar, há uma exposição permanente que mostra mais do cotidiano dos paratienses, que ajudaram a montar esse acervo.
Museu Forte Defensor Perpétuo
O prédio onde o Museu Forte Defensor Perpétuo foi construído no ano de 1703 para defender a cidade de Paraty de possíveis ataques de piratas que viam em busca do ouro que vinha das Minas Gerais com destino à Portugal.
Esse é o único forte em Paraty e seu acesso é feito percorrendo um morro em uma agradável trilha cercado pela mata. Chegando no museu, você será contemplado por uma vista incrível da Baía de Paraty. No acervo do Museu Forte Defensor Perpétuo estão peças autênticas, como canhões de aço puro feitos na Grã-Bretanha.
FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty
A Festa Literária Internacional de Paraty ou apenas FLIP, pode sim ser considerada como um dos Pontos turísticos em Paraty, já que é uma das manifestações culturais mais famosa do município e região.
A feira trata-se de uma experiência literária incrível para quem é amante de literatura, ainda, a cada ano, um escritor brasileiro diferente é homenageado pelo evento, como uma tentativa de valorizar a literatura nacional.
O festival acontece às margens do rio Perequê-Açu e ocorre, geralmente, durante o inverno, trazendo um atrativo a mais para curtir a feira num dia mais fresquinho.
Pontos turísticos em Paraty: Parque Nacional da Serra da Bacaína
O Parque Nacional da Serra da Bocaína é considerado como uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica, ele é protegido e cuidado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e está localizado na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É um dos parques nacionais que ainda abriga animais que estão ameaçados de extinção, além de mais de 300 espécies de pássaros.
Entre as principais atrações que você encontra dentro do parque estão as belíssimas cachoeiras dos Veados e a de Santo Isidro, e picos, como o do Tira Chapéu e da Bacia, lugares de onde é possível avistar o Vale do Paraíba até as Baías de Angra dos Reis.
Assim, essa foi a nossa lista com os 10 melhores Pontos turísticos em Paraty que fogem de praias. São opções de passeios diferentes para você fazer com a família toda e de quebra conhecer um pouco mais sobre a história do nosso país.
Fonte: https://deixadefrescura.com/pontos-turisticos-de-paraty/
O que achou? Deixe seu comentário: