O povoamento de Itapema iniciou-se em 1748, com a vinda de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou o linguajar, as crenças, o gosto pela música, o folclore e a conduta ordeira e pacífica. Itapema pertenceu a Camboriú e a Porto Belo até ser emancipada, em 1962. Situada num dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, Itapema é famosa por suas belas praias e pela infraestrutura hoteleira de primeiro mundo.
Destaque para o Bairro de Meia- Praia, a maior e mais bem equipada praia da cidade, com o maior numero de empreendimentos e de desenvolvimento da construção civil e para o Centro de Itapema, que oferece a melhor infraestrutura turística e onde são realizados eventos esportivos.
Por volta de 1670, Itapema tinha como moradores pescadores e colonos açorianos. O estilo das moradias construídas na época dava o nome à cidade de Tapera.
Conta a história que, em 1800, os moradores abandonaram cidade em conseqüência de um ataque de piratas. Em 1850 a cidade se reorganizou, sendo denominada como vila, anexada ao município de Porto Belo. Recebeu o nome de Itapema no ano de 1924, passando a ser um distrito de Camboriú. Porto Belo perdeu o status de município, sendo anexada a Tijucas.
Em 1926 Porto Belo volta a ser emancipada, anexando novamente Itapema ao seu município. Olegário Bernardes, então vereador de Porto Belo e representante do distrito de Itapema elaborou um projeto de lei, aprovado por lei estadual em 28 de fevereiro de 1962, criando o Município de Itapema. Osni dos Santos foi o primeiro prefeito da cidade, nomeado em 21 de abril de 1962, pelo então governador Celso Ramos.
A economia da cidade é baseada no turismo, que teve avanço a partir da década de 70. Nos anos 80 a cidade virou polo turístico, impulsionando a indústria da construção civil. Atualmente a cidade, com pouco mais de 35 mil habitantes recebe em torno de 300 mil turistas durante verão. A cidade mantém em sua estrutura excelentes bares e restaurantes durante todo o ano, porém no verão o comércio é ampliado para reforçar o atendimento em função do grande fluxo de turistas.
TURISMO
Itapema dedica-se ao turismo durante o ano inteiro. Situada em um dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, tem nas praias e nas atividades náuticas seus maiores atrativos. É uma praia luxuosa, com grandes barcos e Iates flutuando em suas águas.
PRAIA
De todas as praias de Itapema, a maior e a mais famosa é a Meia Praia, que conta com uma ótima infraestrutura turística: bares, restaurantes, casas noturnas, comércio e serviços em toda a orla e na avenida principal. Reserve um tempo para conhecer também a Praia do Cabeço, que tem as melhores ondas para o surf; o Canto da Praia, reduto dos pescadores; a Praia do Estaleiro e a Praia da Ilhota, ainda agreste, de mar aberto e ondas fortes. Não deixe de ir à Praia do Costão, considerada uma das mais bonitas da cidade, e à Praia de Itapema, a mais freqüentada e de melhor estrutura de serviços, onde são realizados inúmeros eventos esportivos.
NATUREZA
Itapema localiza-se em uma baía cercada por ramificações da Serra do Mar. Além das praias, oferece outros atrativos, como aventuras ecológicas, trilhas por entre a vegetação nativa, nascentes de rios e cascatas… Do Morro da Guarita têm-se uma belíssima vista da cidade. Vá também ao Costão de Itapema, um dos pontos mais bonitos do município, de onde se pode observar toda a orla marítima.
CULTURA
Em Itapema há diversas construções da época da colonização açoriana, com peças amplas, paredes de pedra, pé direito alto, portas em madeira maciça e janelas retangulares ou ovaladas no andar superior. A cultura açoriana está presente também no modo de vida dos moradores, como por exemplo na pesca-de-arrastão, meio de subsistência de grande parte da população. A atividade concentra-se principalmente na Colônia de Pescadores Z-19, localizada no Canto da Praia, onde os turistas podem observar as redes sendo retiradas do mar, carregadas de peixes.
INFRAESTRUTURA TURÍSTICA
A infraestrutura hoteleira de Itapema é de excelente padrão, com oferta de 3.000 leitos. Pousadas e campings são outras opções de hospedagem. Há intenso comércio, grande número de bares e restaurantes, além de casas noturnas.
Fonte: http://www.ceitapema.com/dados-do-municipio
O que achou? Deixe seu comentário: