10 curiosidades sobre Montes Claros/MG

10 curiosidades sobre Montes Claros/MG

10 curiosidades sobre Montes Claros/MG 612 408 Redator Super Anfitrião

Montes Claros é a maior potência do norte de Minas Gerais, com uma população estimada em 405 mil pessoas e uma área total de 3.568,941 km². Um lugar repleto de tradições, festas, cultura e diversidade. 

Além dessas características, a nossa terrinha tem várias outras particularidades que a tornam única e maravilhosa. Por isso, separamos 10 fatos que comprovam que MOC não é só o lugar, e sim o melhor lugar.

Confira: 

1 – O montes-clarense tem seu jeitinho único de se comunicar.

Quem nunca falou “oooh moooss…” para fazer aquele drama básico ao pedir um favor? Na verdade, o “moço” é inserido em qualquer conversa, qualquer contexto e em qualquer momento. Montes Claros é repleta de expressões únicas, que fazem nossa cidade ser ainda mais especial, seja quando conversamos com uma pessoa mais jovem ou uma mais idosa. 

2 – É a terra do MELHOR arroz com pequi, sério! 

O pequi é o ouro do norte de Minas e, combinado com arroz, se transforma em um dos pratos mais queridos em Montes Claros. Para se ter ideia, tem até um concurso para premiar a melhor receita da cidade e tem uma festa inteiramente dedicada ao fruto.

É fácil encontrar o pequi em sacolões, feiras locais e supermercados. Mas, com certeza, a melhor ideia é experimentar os pratos servidos no Mercado Municipal. Uma delícia. 

3 – Cores, sabores e cheiros: o Mercado Municipal tem de tudo e é para todos! 

Carne de sol, beijú, pequi, cachaças, queijos, doces, artesanato… Tudo o que há de melhor na nossa culinária está no Mercado Municipal de Montes Claros. Um verdadeiro paraíso para quem não troca produtos fresquinhos, orgânicos e locais por nada. 

O local também se transformou em ponto de encontro dos jovens, principalmente durante as formaturas e festas na cidade. Já é tradição sair dos virotes para tomar café no Mercado Municipal e repor as energias (uma ótima decisão, por sinal). PS: experimentem o arroz com pequi, vale muito a pena! 

4 – Falando em celebrações, não podemos esquecer que o montes-clarense ama as festas da cidade.  

Não há quem duvide: o pessoal de MOC ama festejar! Todos se preparam desde o início do ano para a chegada das festividades, principalmente as que são celebradas em agosto, quando os catopês, marujos e caboclinhos vestem as suas roupas coloridas e desfilam pelas ruas, mantendo viva uma das tradições mais antigas da cidade. 

Seja nas Festas de Agosto, nos Catopês, na Festa do Pequi, no Expomontes, no carnaval (o mais recente sucesso da cidade!), ou com as centenas de outras festividades que acontecem aqui: o montes-clarense sempre estará animado e preparado para curtir até o fim! 

5 – Como nem só de festas vive MOC, também produzimos e compartilhamos conhecimento. 

Montes Claros também é o lugar do conhecimento: as pesquisas e estudos desenvolvidos na cidade auxiliam a sociedade em diversos aspectos. Por exemplo, a Unimontes e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) desenvolveram uma cartilha sobre plantas medicinais da Bacia do Rio Pandeiro. O material reúne informações botânicas e medicinais sobre as plantas unha d’anta, sambaibinha e dedaleira. Tudo em uma linguagem acessível. Além disso, mudas foram doadas para que a população pudesse colocar  os ensinamentos em prática. 

Também foi na Unimontes que nasceu o jogo virtual Montes Claros Adventure, que utiliza diversos elementos da cidade — como o pequi e os monumentos históricos — para promover a cultura local. O usuário precisa vencer desafios e derrotar o vilão que está ameaçando o município (está disponível para smartphones Android, gratuitamente).

6 – Esse conhecimento vem das melhores universidades, porque MOC também é o lugar da formação.

Nossos estudantes contam com várias opções de universidades de qualidade em Montes Claros: Unimontes, UFMG, IFNMG, Santo Agostinho, UNIFIPMOC…E são delas que saem grandes ideias, que auxiliam a população nas mais diversas áreas: saúde, tecnologia, exatas, humanas e biológicas. Um conhecimento que é produzido e compartilhado. 

Não tem nada que nos orgulha tanto quanto ver os montes-clarenses crescendo através de uma educação de qualidade. Quem aqui não fica feliz em saber que uma vaga na Olimpíada Mundial de Astronomia e Astronáutica é de MOC?

7 – Nossa gente vive bem (e ama onde vive)! 

Sabe aquele lugar onde todo mundo se conhece, vive bem e com qualidade de vida? Montes Claros agora é assim! São cerca de 405.000 habitantes e um IDHM de 0,770 — um indicador de desenvolvimento humano considerado alto quando comparado à faixa, que varia entre 0,700 e 0,799. Essa análise é feita com base nos índices de longevidade, acesso ao conhecimento e padrão de vida da cidade.

Em Montes Claros, esses indicadores individuais ficaram em 0,868; 0,744 e 0,707, respectivamente. Somos a cidade mais bem colocada do norte de Minas Gerais! 

8 – E, para aproveitar essa saúde, temos muitas opções de esporte e aventuras.


Seja nas modalidades mais simples ou nas opções mais radicais, MOC tem as melhores opções para se exercitar e cuidar da saúde. Pedal, mountain bike, parapente, corridas, escaladas, natação, futebol, ciclismo… Tudo ao alcance de pessoas de todas as idades.

No Parque Estadual Lapa Grande, localizado a 5km da cidade, os amantes dos esportes radicais se aventuram em trilhas, grutas e rios. Já os mais tranquilos podem aproveitar o contato com a natureza para atividades mais simples, como caminhadas ou corridas. Tem lugar pra todo mundo! 

9 – O nosso povo tem uma relação próxima com a natureza, afinal, somos a capital dos parques.


O Parque Saragana entrou no coração dos moradores de Montes Claros. Tanto que ganhou o apelido de Central Park de MOC. É muito amor! ❤️ Um lugar ideal para caminhar, descansar e curtir o dia. 

Também temos o Parque Cândido Canela, o Parque dos Mangues, o Parque Milton Prates, o Parque Municipal da Sapucaia, o Parque das Mangueiras, o Parque Estadual Lapa Grande… Ufa, ainda bem que o coração do montes-clarense é grande e tem espaço suficiente para todos esses parques. 

Temos uma relação de carinho com a natureza, não é à toa que 56% dos domicílios urbanos estão localizados em áreas arborizadas. Esse carinho acaba abrindo espaço para projetos incríveis e muito importantes, como o Grupo Arboriza MOC — instituição sem fins lucrativos, criada para arborizar regiões carentes de áreas verdes e melhorar o clima da cidade (que é quente demais, nossa!). 

10 – Como um povo moderno e conectado, gostamos muito de mobilidade. 

Também somos o lugar das avenidas, que estão sendo reformuladas para trazer mais mobilidade à nossa cidade. Por exemplo, a Av. Vargem Grande e a Av. Bicano estão sendo construídas e conectadas à Av. Vicente Guimarães, para dar maior fluidez ao trânsito da região. Elas também irão receber obras de drenagem e urbanização. Toda a área central foi reformulada e a Av. Francisco Gaetani foi duplicada, se tornando um dos mais belos acessos à cidade. 

Fonte: https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/10-fatos-que-comprovam-que-moc-e-o-lugar

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.