A evolução do aluguel: Airbnb, Booking, VRBO e afins

A evolução do aluguel: Airbnb, Booking, VRBO e afins

A evolução do aluguel: Airbnb, Booking, VRBO e afins 810 540 Super Anfitrião

Em conjunto com a evolução social da humanidade, muitos conceitos que antes eram de praxe, hoje trazem para várias áreas da indústria uma nova demanda. Se disseminou no mundo todo a prática de economia compartilhada, tendo como o exemplo a Airbnb, pessoas de qualquer lugar agora podem alugar um cômodo da residência de um total estranho, tudo via plataformas de anúncio de imóveis online.

A alguns anos atrás, as formas de aluguéis de imóveis mais tradicionais que movimentavam o mercado imobiliário. O qual sempre abordou contratos de longa duração, necessidade de solicitação física a uma agência de locação de imóveis, apoio de um corretor de imóveis, fiador para aprovar a análise de aluguel, além de ser um processo que trazia e ainda traz muitas dores de cabeças a seus proprietários. 

Hoje com a evolução das economias colaborativas e o envolvimento que a internet trouxe na vida da população, alugar um imóvel de forma tradicional não tem sido a opção mais popular. 

Via plataformas online é possível conhecer diferentes tipos de propriedades, ter acesso aos mais variados preços do mercado, ter opções de imóveis que sejam realmente trabalhados para encantar o hóspede, além de muita cordialidade vinda por parte de muitos anfitriões, que buscam sempre prestar a melhor experiência possível para seu inquilino de curta estadia.

Além de facilitar a resposta às dúvidas que interessados em locar o imóvel possa ter, os aplicativos de anúncio de imóveis possuem um layout muito intuitivo em seus sites, o que fazem com os possíveis hóspedes se sintam muito mais à vontade em entrar em contato com seu possível anfitrião.

Outra vantagem que anunciar online o aluguel de curta temporada do seu imóvel, é que são possíveis o uso de estratégias de venda e promoção embasadas no pilares de Marketing e Publicidade. Essas ações promovem maior engajamento e retorno de reservas para seu imóvel, além de mais pessoas serem alcançadas você estará entrando em contato com direto com o público que o seu tipo de propriedade mais combina.

Essas facilidades em encontrar um imóvel online, tem tornado o ramo turístico muito mais presente nas grandes cidades. O aluguel por temporada tem substituído os tradicionais e genéricos do ramo hoteleiro. Além de ser uma opção mais vantajosa para o anfitrião, que diminui os gastos excessivos com a manutenção do imóvel,  acaba permitindo uma grande lucratividade por conseguir ter uma média de preços que alternam conforme as épocas do ano. 

Além de movimentar a economia turística, esse tipo de negócio tem atraído muito investidores de outros ramos da indústria. A construção por exemplo, tem apostado movimentar a opções de residências disponíveis nas regiões onde o turismo é muito popular.  

Ainda mais que esse novo sistema de locação tem atraído muitos investidores, só no ramo de construções, a aposta de novas construções específicas para atuar em locação de curta estadia já vem ganhando corpo. Esses investimentos estão acontecendo principalmente onde  turismo é mais popular e a demanda da cidade já não comporta os turistas que o local recebe.

Os imóveis que são alugados a curto prazo, precisam ter muita personalidade. E cada detalhe tanto na decoração do imóvel como na organização dos ambientes podem e fazem a diferença na escolha do hóspede.

Propriedades que são a cara da cidade em que se localizam ou que trazem diferentes experiências para seus hóspedes são os locais mais requisitados quando falamos de aluguel por temporada. 

Concorrer com todos os benefícios que alugar um imóvel por temporada traz não tem sido uma tarefa fácil, por isso os sistemas de imobiliárias tradicionais têm buscado cada vez mais acompanhar o ritmo de suas concorrentes, sendo um processo de evolução que demorou para chegar ao mercado, corretores e agências imobiliárias têm conseguido modernizar a sua experiência online.

Hoje muitas imobiliárias já possuem site com todos os seus imóveis cadastrados, agente imobiliários dispostos em chats online, e até as mais modernizadas que os contratos também são finalizados eletronicamente. O fato é que para conseguir continuar no ramo, empresas deste segmento precisam vencer as tendências de locação que dominaram as formas de contratação por parte de inquilinos e hóspedes.

Um bom exemplo de sistema imobiliário que já nasceu na geração tecnologia é a plataforma Quinto Andar, que tem ganhado muito espaço no mercado de aluguéis no Brasil. O site simplifica todo o processo de locação do início ao fim, tanto para o anfitrião como para o inquilino.  

A plataforma traz a política de proteger os proprietários contra atrasos de pagamentos, que possam afetar em sua fonte de renda, tirando a preocupação e dores de cabeça para quem aluga com o Quinto Andar. Todo o processo é feito através do site, desde o compartilhamento de informações do imóvel, até o agendamento de visitas a propriedade, fechando o negócio por meios eletrônicos, evitando idas e vinda a cartórios e burocracias. 

Levando em consideração todas as proteções que plataformas de anúncio de imóveis promovem a seu anfitriões, é possível ver-se no futuro um novo posicionamento perante proprietários de imóveis. Mesmo que todo o processo seja muito trabalhoso e necessita muita atenção para quem aluga sua propriedade, ter a segurança de ser protegido por uma empresa com posicionamento no mercado, permite a vislumbrar de que o mercado imobiliário terá cada vez mais contato com as tecnologias desenvolvidas.

Nos próximos anos, cada vez mais o mercado de locação será digital e tecnológico. Não só por causa da conectividade com a internet, mas pela oportunidade de compartilhar gastos e espaços de uma forma mais acessível. Sendo uma excelente oportunidade para os mais variados tipos de renda e características de vida de cada um. 

Pesquisas revelam que a pressão que é aplicada para muitos ao decorrer do dia-a-dia, acabam prejudicando não só sua saúde física mas também a mental. Isso acarretará no futuro mais próximo, um aumento ainda maior na procura de imóveis para se passar uma pequena temporada.

Esse novo sistema de locação de imóveis de curto período, estão chegando para ficar. O investimento feitos em imóveis surgem com a oportunidade de além de produzir uma grande lucratividade  a curto prazo, principalmente por causa de seus preços que alternam conforme a época do ano, mas também uma fonte de renda que continuará sendo muito proveitosa a longa data.

Essa realidade presente e prospecções do futuro, se encaixam perfeitamente na realidade turística e de infraestrutura da cidade de Florianópolis. Além de alta procura por parte turistas e viajantes de vários países, a capital também tem grandes aberturas para novas construções de imóveis e substituição de aluguéis tradicionais. 

A Super Anfitrião trabalha com a gestão profissional de imóveis alugados por temporada. Nossos planos atendem desde o atendimento a interessados no anúncio do seu imóvel até a execução da limpeza dos ambientes pós hospedagem. Além de usarmos com excelência estratégias de marketing e fundamentos do marketing digital e as mais variadas tecnologias disponíveis no ramo de locação para aumentar a exposição de seus anúncios, resultando no aumento do faturamento vindo dos lucros do seu imóvel alugado por temporada. 

Se você como anfitrião ou investidor, está buscando aumentar a sua lucratividade e fonte de renda através de alugueis por temporada mas não está preparado ou não possui estruturas para fazer a gestão profissional desses investimentos, entre em contato com a Super Anfitrião e saiba mais como realmente ganhar dinheiro com esse tipo de negócio. 

Participe, deixe um comentário

WhatsApp chat
error: Conteúdo protegido.