‘No Limite’: veja cinco praias no Ceará que podem ser um ótimo cenário para o reality

‘No Limite’: veja cinco praias no Ceará que podem ser um ótimo cenário para o reality

‘No Limite’: veja cinco praias no Ceará que podem ser um ótimo cenário para o reality 1086 652 Super Anfitrião

RIO – Dunas, falésias, jangadas e um vento constante que penteia o mar. Assim costuma ser a paisagem do litoral cearense, que, este ano, servirá de cenário para uma nova edição do reality show “No limite”. Será a terceira vez que o programa será gravado no estado. E não importa quem seja o participante vencedor, ao final da temporada teremos mais uma praia rústica no mapa turístico do Brasil.

Foi o que aconteceu com as  praias de Barra da Sacutinga, em Beberibe, locação da primeira temporada, em 2001, e Flecheiras, no município de Trairi, na quarta temporada, em 2009. Ambas passaram a chamar mais atenção dos turistas, que procuravam ali não mais apenas sossego e contato com a natureza, mas também algo que remetesse às aventuras dos destemidos participantes.

A nova locação ainda não foi revelada pela TV Globo. Mas será algum ponto do litoral cearense que ainda guarda aspectos rústicos de vila de pescadores ou de reserva ambiental. A seguir, listamos cinco praias, de leste a oeste, que seriam um ótimo cenário para provas de resistência à beira-mar e olhos de cabra servidos no jantar.

Lagoa do Mato (Aracati)

Praia da Lagoa do Mato, em Aracati, Ceará Foto: Expedia / Reprodução
Praia da Lagoa do Mato, em Aracati, Ceará Foto: Expedia / Reprodução

Esta vila de pescadores na Costa do Sol Nascente (à leste de Fortaleza) ainda preserva sua autenticidade e clima de lugar pouco explorado por forasteiros, apesar de estar a poucos quilômetros de tradicionais centros turísticos do município de Aracati, como Quixaba, Majorlândia e, sobretudo, Canoa Quebrada. Em comum com essas outras praias está o cenário, marcado por um longo paredão de falésias em frente ao mar calmo, protegido por um banco de corais.

Leia mais:as praias mais vazias no Brasil para fugir de aglomerações

As falésias, parte avermelhadas, parte brancas, formam um corredor conhecido como Garganta do Diabo, um pequeno labirinto que leva a nascentes de água. A maior parte dos visitantes faz apenas curtas paradas, em passeios de buggy, ou passa o dia, especialmente na hora do almoço, quando a barrada do Mão Branca, famosa por sua mariscada, tem mais movimento. Mas há opções de hospedagem em pousadas, casas de aluguel e até hotéis butique, para quem quiser aproveitar o ritmo mais tranquilo do lugar.

Barra do Cauípe (Caucaia)

Praia da Barra do Cauípe, em Caucaia, Ceará Foto: Ministério do Turismo / Divulgação
Praia da Barra do Cauípe, em Caucaia, Ceará Foto: Ministério do Turismo / Divulgação

O município de Caucaia, na Costa do Sol Poente (à oeste de Fortaleza), é mais conhecido pela praia de Cumbuco, onde, ao longo dos anos, um robusto complexo turístico se desenvolveu sobre suas dunas, com passeios com ou sem emoção de buggy e outras atividades a menos de 40 quilômetros da capital do Ceará. Mas, se ainda há um cantinho desse litoral que preserva uma certa tranquilidade, ele é a Barra do Cauípe.

Como o nome indica, ela está na foz do Rio Cauípe, que, antes de desaguar totalmente no Oceano Atlântico, se represa numa lagoa cercada por dunas e coqueiros. Muito procurado por praticantes de kitesurfe, o lugar é ótimo também para passeios em família, e as poucas barracas de praia oferecem a estrutura necessária para se passar um dia por lá, sem se preocupar em ter de  caçar ou pescar o próprio alimento.

Barra dos Remédios (Camocim)

Praia da Barra dos Remédios, em Camocim, Ceará Foto: Praias do Ceará / Reprodução
Praia da Barra dos Remédios, em Camocim, Ceará Foto: Praias do Ceará / Reprodução

Rio que serpenteia dunas gigantes, coqueiros que se postam em frente ao mar, e quase ninguém por perto. O cenário que o visitante encontra em Barra dos Remédios, no município de Camocim,  é um dos mais próximos do que se aproxima a um paraíso intocado – ou de uma locação para um reallity show de sobrevivência na natureza.

Barra dos Remédios só pode ser visitada em excursões durante o dia em buggys ou carros 4X4, já que não há opções de hospedagem por lá. E ala fica no caminho da Rota das Emoções, aquela que cruza os litorais de Ceará, Piauí e Maranhão, combinando cartões-postais que vão de Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses. E, com sua combinação de rio, mar, mangue e dunas, Barra dos Remédios não faz feio nessa turma.

Praia de Guriú (Camocim)

Esta pequena praia de areia branca e fofa e mar tranquilo é outra importante atração de Camocim, mas muita gente a classifica como parte de Jericoacoara. A confusão é justificada pela proximidade com o vilarejo turístico mais famoso da região, de onde parte a maioria dos passeios de buggy ou carros 4X4 que levam a Guriú.

O nome vem de um rio, que desemboca ali e forma uma área de mangue que, na maré baixa, deixa as raízes das árvores expostas, criando um cenário inusitado, cada vez mais popular em tempos de Instagram – na alta temporada, é possível até haver filas para fotos nos balanços rústicos instalados por ali. O rio também banha a pequena vila de pescadores, de onde partem as jangadas que, estacionadas na areia ou deslizando no mar, lembram a todos que ali é ainda Ceará.

Praia de Bitupitá (Barroquinha)

Última parada antes de chegar ao Piauí e a 395 quilômetros de Fortaleza, o município de Barroquinha ainda é pouco conhecido por turistas de outros estados. Sua principal praia é Bitupitá, uma (quem diria?) vila de pescadores cercada por dunas e mangues. Do mar calmo, as jangadas e traineiras trazem uma infinidade de peixes, que os visitantes podem provar fresquinhos, nos restaurante do vilarejo. A estrela dos cardápios é o camurupim, espécie abundante naquelas águas.

A tranquilidade da praia é quebrada apenas no carnaval, quando vira point festeiro de toda a cidade (que não tem mais de 15 mil habitantes, no entanto). A imensa faixa de areia e o mar que continua raso por muitos e muitos metros formam uma espécie de espelho que reflete o céu, garantindo um espetáculo especialmente bonito ao pôr do sol. Kitesurfe e sandboard (as descidas das dunas com pranchas) são atividades populares entre os visitantes.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/boa-viagem/no-limite-veja-cinco-praias-no-ceara-que-podem-ser-um-otimo-cenario-para-reality-24989451

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.