Como declarar ganhos com aluguel de temporada no Imposto de Renda

Como declarar ganhos com aluguel de temporada no Imposto de Renda

Como declarar ganhos com aluguel de temporada no Imposto de Renda 4000 2667 Super Anfitrião

Alugar um imóvel por temporada tem sido um assunto novo ainda mais para quem utiliza aplicativos como o Airbnb para alugar seus imóveis. O que começou como uma forma de aumentar a renda da família ou simplesmente a maneira de sustentar os gasto com um imóvel extra, agora é o principal negócio de inúmeros proprietário do mundo todo. 

Assim como um trabalhador formal ou informal, caso a renda some mais de 28.559,70 reais, os rendimentos devem ser declarados no Imposto de Renda. Independente se os ganhos forem adquiridos por diferentes plataformas de locação, o que conta são os ganhos gerais obtidos por você proprietário de imóvel. 

Como não há nenhuma regulamentação que auxilie os anfitriões que alugam seus imóveis por temporada em como declarar, a Super Anfitrião preparou neste post algumas dicas que irão ajudar a você a como declarar seus ganhos com seus imóveis alugados por um curto período. 

Controle de rendimentos

Para um bom controle financeiro independente se você usa o seu imóvel para locação só por um período ou busca renda por todo ano. Ter um controle de todos os ganhos assim como seus gastos ajudam no controle de rendimentos que você tem com a propriedade a longo prazo e mensalmente. Ainda mais para os que obtêm um rendimento superior a R$ 2.379,98 por mês. 

Por isso tenha sempre uma tabela atualizada não só com os ganhos mas também com os gastos que você gerou com cada locação. Tenha sempre acesso ao demonstrativo que as plataformas de aluguel de imóvel gera para cada anfitrião e também todos os comprovantes obtidos que envolvam as transações de pagamentos.

Algumas das plataformas não fazem a administração das formas de pagamento, ficando pela responsabilidade do proprietário gerar os pagamentos de seus hóspedes, caso você não gere nota fiscal fique atento em como justificar aquele ganho obtido por meio da locação.

Carnê-Leão

Mesmo tendo atenção ao declarar os valores recebidos pelos aluguel no imposto de renda, o proprietário de imóveis também precisa acertar os impostos gerados pelos seus valores ganhos durante o ano utilizando o carnê-leão.

O programa da Receita Federal isenta rendimentos tributáveis de até R$1.903,98. Para valores superiores a alíquota varia entre 7.5% e 27.5%, os valores dos impostos são gerados automaticamente através de boleto, e tem como prazo de pagamento o último dia útil de cada mês. 

Os impostos pagos através do Carnê-leão são uma forma de antecipar os valores gerados no imposto de renda, e são abatidos dos valores finais cobrados. Caso o pagamento não seja feito dentro do prazo estabelecido pela Receita juros e multas são gerados com variação da taxa Selic, acrescida de 1% ao mês do pagamento. 

A multa fica por 0,33% por dia de atraso. Além de poder pagar multa de 50% sobre o valor devido. Além de seu uma forma de antecipar os valores que precisam ser pagos por meios dos seus ganhos obtidos, utilizar o Carnê-Leão facilita também a sua declaração de impostos, entenda mais no tópico a seguir. 

Declaração de Imposto

Ao pagar o carnê-leão em dia, os rendimentos tributáveis recebidos pelos aluguéis de temporada através de plataformas podem ser facilmente importados para o aplicativo disponibilizado pela Receita Federal.

É fácil, clique no item Rendimento Tributáveis Recebidos de PF/Exterior. Após no botão inferior Importar Dados do Carnê Leão, selecione os arquivos a serem gerados pela plataforma e exporte os dados. 

Após esses procedimentos, as informações do carnê leão, serão automaticamente preenchidas, como rendimentos, deduções e os impostos calculados.

Trabalhar com imóveis de temporada não é uma tarefa fácil, ainda mais porque muitas regulamentações ainda não foram estabelecidas pelo governo. Mas é importante estar atento a tributações que precisam ser feitas caso você obtenha os ganhos que não são isentos de impostos. Caso o seu objetivo seja também ganhar mais, é importante estar ciente que será preciso pagar tributações e fazer parte dos contribuintes do carnê-leão. 

Para quem já possui dificuldades em fazer a gerência de organização dos seus imóveis alugados por temporada e ainda ter controle dos valores ganhos para serem pagos em forma de impostos, ter o auxílio de profissionais para cuidar da sua propriedade faz toda a diferença para que busca tornar este negócio como sua principal forma de ganhos.

E a Super Anfitrião pode te ajudar nisto, especializada na gestão profissional de imóveis de temporada, trabalhamos com a gerência de propriedade alugados por curta estadia. Clique aqui e confira como os nossos serviços funcionam. 

Ficamos responsáveis por todo o trabalho que alugar um propriedade possui, recibos e organizamos seu imóvel. A sua única preocupação será aproveitar os rendimentos obtidos com os aluguéis e tributar os ganhos mensalmente e logo no Imposto de Renda.

Utilizando da tecnologia anunciamos seu imóvel em mais de 40 plataformas online, alcançando turistas do mundo todo. Aumentamos as suas taxas de reservas bem como os seus rendimentos não só durante a temporada, mas durante todo ano. Clique aqui e saiba todas as vantagens que só que aluga com a Super Anfitrião tem. 

Ficou interessado em ter seu imóvel de temporada tendo reservas durante todo o ano, gerando lucros e aumentando seu rendimento sem precisar se preocupar em fazer nada com a sua propriedade. Não perca a chance de ter mais tempo para aplicar em outras necessidade da sua vida, clique aqui e faça agora o cadastro do seu imóvel com a Super Anfitrião. 

Participe, deixe um comentário

WhatsApp chat
error: Conteúdo protegido.