
Da Redação
Sabe aquela oferta tentadora nas redes sociais ou aplicativos, daquela casa de praia dos sonhos para passar a temporada de verão? Cuidado! Pode ser o famoso golpe do aluguel falso. Essa se tornou uma prática comum de golpista durante esse início de temporada, onde começa a demanda por casas de lazer.
O delegado Rafael Guimarães, da 38ª Delegacia Regional de Polícia de Santo Antônio da Platina, alerta a população sobre essa fraude que já vitimou muitas pessoas. Ele explica que nessa época do ano, com a chegada da alta temporada do verão e férias de fim de ano, é natural o aumento da procura por imóveis no litoral. “Mas muito cuidado para não tornar um momento de lazer e descanso em problemas”, destaca.
Segundo Rafael, os golpistas usualmente anunciam imóveis nas redes sociais e aplicativos de compra e venda, se aproveitando da alta demanda por casas na praia e tornando a oferta atrativa para as vítimas com anúncio de diárias bem abaixo das praticadas no mercado e divulgando casas espaçosas, bem localizadas, com piscina, perto da praia, com ar condicionado e entre outros benefícios. “Os estelionatários alegam para a vítima, quando questionados sobre a diária atrativa, que pela negociação ser feita diretamente com o proprietário e sem imobiliária, consegue oferecer esse preço baixo”, conta.

CRÉDITO: Reprodução G1
O GOLPE – A negociação geralmente é feita por telefone e WhatsApp. Onde o estelionatário convence a vítima enviando fotos e vídeos da casa (normalmente extraídas da internet ou clonadas de outros anúncios), e induz a vítima a fechar o negócio com rapidez. “A justificativa utilizada para forçar a negociação é alegar que existem outros interessados, e que o valor está muito baixo, exigindo, então um depósito de garantia de 20% a 50% do valor total das diárias. Na maioria das vezes a pessoa só descobre que foi vítima de golpe quando chega na casa da praia com a família e percebe que o imóvel alugado não existe ou outra pessoa já está no local”, detalha o delegado.
ORIENTAÇÃO – Rafael Guimarães orienta que as pessoas sempre desconfiem de valores oferecidos, que sejam muito baixos. Afinal, em todos golpes de estelionato, o golpista consegue ludibriar a vítima fazendo ela crer que vai sair em uma posição bem vantajosa na negociação.
Para evitar cair no golpe, o delegado recomenda também que nas negociações de aluguel, o interessado exija o envio de comprovantes de propriedade do imóvel (foto de carnê do IPTU, contas de águas e luz), e se possível, antes de fechar o negócio, ir até o local ou pedir para alguém próximo verificar se o imóvel existe e, se possível, falar pessoalmente com o negociador. “Também oriento a evitar antecipar o pagamento de transferência ou depósito bancário, combinando que o pagamento só será realizado com a entrega das chaves”, finaliza o delegado.
Fonte: https://tribunadovale.com.br/blog/2020/11/26/delegado-alerta-sobre-golpe-do-falso-aluguel-na-temporada/
O que achou? Deixe seu comentário: