Lives discutem a partir desta segunda-feira as perspetivas do turismo para 2021

Lives discutem a partir desta segunda-feira as perspetivas do turismo para 2021

Lives discutem a partir desta segunda-feira as perspetivas do turismo para 2021 150 150 Super Anfitrião

Jeanine Pires, André Gemanos, Luiz Cegato e Tânia Chaves falam, respectivamente, da reconstrução do setor, da política de ecoturismo do governo, das tendências em viagens e dos rumos da pandemia

As lives de Turismo estão de volta ao portal O Tempo e às suas redes sociais no YouTube, Facebook e Twitter. Desta segunda-feira (21) até quinta-feira (24), às 15h, representantes do segmento discutem o turismo na pandemia, apontando os caminhos a serem seguidos. O bate-papo tem mediação dos jornalistas Thalita Marinho (rádio Super Notícia) e Paulo Campos (editor de turismo).

A maioria dos destinos nacionais começou uma lenta e gradual reabertura a partir de julho, implementou protocolos de higiene e segurança e hoje tenta recuperar as perdas, depois de seis meses fechados. A primeira onda de propagação da Covid-19 mal zerou a curva de contágio e uma segunda já se anuncia em boa parte do país.

Jeanine Pires (segunda-feira, dia 21 de dezembro)

Jeanine Pires, especialista em turismo e ex-presidente da Embratur, é um dos nomes do trade turístico que têm discutido em podcasts as propostas e tendências que podem mudar o turismo daqui para frente. O ano de 2021, segundo ela, será o da reconstrução, de recomeçar e redesenhar o turismo no Brasil e no mundo. “Temos ainda um longo caminho para recuperar empregos e empresas do setor”, afirma.

Jeanine também é historiadora e professora universitária, tem especialização em economia do turismo e ciências sociais e mestrado em turismo na Espanha. Já foi diretora-executiva dos Convention Bureaux de Maceió (AL) e Recife (PE), secretária-executiva do Ministério da Cultura, presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio-SP e da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste).

André Germanos (terça-feira, dia 22 de novembro)

Na pauta do Ministério do Meio Ambiente, a concessão de parques nacionais à iniciativa privada repercutiram na sociedade e deixaram ambientalistas apreensivos. Segundo o ministério, as concessões visam promover o ecoturismo e o desenvolvimento econômico e sustentável dos parques e da economia local.

No Sul do país, três unidades de conservação já foram confirmadas como aquelas que terão concessões: o Parque Nacional de São Joaquim, o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. Para falar desse e outros temas, o convidado é André Germanos, secretário Nacional de Áreas Protegidas e Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente.

Formado em administração pública pela Universidade Mackenzie, Germanos tem atuações no mercado financeiro e assumiu cargos no Ministério do Meio Ambiente a partir de 2019. Foi diretor de recursos externos da Secretaria Executiva e hoje está no comando da Secretaria Nacional de Ecoturismo, transformada desde setembro em Secretaria Nacional de Áreas Protegidas e Ecoturismo.

Luiz Cegato  (quarta-feira, dia 23 de dezembro)

De pequena start-up fundada em 1996 em Amsterdã, nos Países Baixos, a Booking.com se transformou em uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do segmento. Hoje, está disponível em 43 idiomas e oferece 28 milhões de acomodações no mundo. Além de oferecer serviços, também tenta entender os novos rumos e comportamento dos viajantes do mercado de turismo.

Desde o início da pandemia, em março, a Booking.com tem desenvolvido pesquisas com usuários no Brasil e no mundo para entender o comportamento dos viajantes e as novas tendências do turismo. Para 2021, segundo a plataforma, os viajantes estarão em busca de mais segurança, opções sustentáveis, destinos perto de casa e opções que combinem trabalho e viagens.

Quem comentará as tendências do turismo na pandemia é o gerente de comunicação da empresa para a América Latina, Luiz Cegato, graduado em Relações Internacionais e com mestrado executivo em comunicação corporativa. Antes de ingressar na Booking.com, ele atuou em empresas internacionais, como Philips, Unisys e GE e para o governo da Nova Zelândia.

Tânia Chaves (quinta-feira, dia 24 de dezembro)

Quando Tânia Chaves esteve em nossas lives de Turismo, em julho, a propagação do novo coronavírus demonstrava sinais de queda e alguns destinos ensaiavam uma reabertura, mas ainda haviam muitas incertezas em relação à descoberta de uma vacina. Passado cinco meses, as notícias de uma segunda onda do vírus em várias regiões do país assusta os viajantes, mas a chegada em breve de uma vacina já infla o ânimo da população.

Como ficará o setor de turismo daqui para frente? Podemos contar com essa nova vacina nos próximos meses para viajar mais tranquilos? Essas são algumas perguntas e dúvidas que a médica infectologista, pesquisadora em saúde pública do Ministério da Saúde e membro e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Sociedad Latinoamericana de Medicina del Viajero pretende responder nesse novo ciclo de lives.

Fonte: https://www.otempo.com.br/turismo/lives-discutem-a-partir-desta-segunda-feira-as-perspetivas-do-turismo-para-2021-1.2427234

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.