Polícia Militar do Paraná tem novo comandante, o coronel Hudon Teixeira

Polícia Militar do Paraná tem novo comandante, o coronel Hudon Teixeira

Polícia Militar do Paraná tem novo comandante, o coronel Hudon Teixeira 150 150 Super Anfitrião

O coronel Hudson Leôncio Teixeira assumiu, na manhã desta sexta-feira (12), o comando geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Ele, que era o sub comandante da corporação, entra no lugar do coronel Péricles de Matos, que está se aposentando e vai para a reserva remunerada da corporação. Péricles ficou por pouco mais de dois anos à frente da corporação. A cerimônia de posse aconteceu a Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e teve a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O Governador Ratinho destacou o empenho do coronel Péricles, as operações e avanços nas áreas operacional e administrativa que impactaram na redução de crimes em todo o estado. A entrega de novas viaturas e equipamentos também melhoraram as condições de trabalho dos militares estaduais. “Foram diversas funções sempre exercidas com muita dedicação e sucesso, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia. A PM mostrou capacidade de superação e mobilizou o efetivo para auxiliar nas ações preventivas de combate a pandemia”, disse.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, agradeceu ao coronel Péricles pelos 36 anos de dedicação à Polícia Militar do Paraná e destacou o trabalho dele ante à pandemia. “Com certeza não é um ambiente tranquilo que faz um bom gestor e o administrador público, não cabe ficar reclamando da situação, mas sim desenvolver novas estruturas, novos métodos, novos processos e dar a resposta que o povo procura”, disse.

Durante o comando do coronel Péricles, a PM retirou das ruas mais de 246 toneladas de drogas, mais de 10 mil armas de fogo e mais de 132 mil pessoas foram presas e apreendidas. A PM também adquiriu 1.088 novas viaturas, 151 armas longas, 384 etilômetros e 1.783 rádios comunicadores, ao longo desses dois anos.

As maiores cidades do Paraná apresentaram queda de mais de 20% no número de homicídios em 2019, no comparativo com o ano anterior. No primeiro semestre de 2020, mais da metade dos municípios do Paraná não tinham registrado qualquer tipo de homicídio. Em 244 cidades paranaenses, não houve crimes desta natureza e em 93% das cidades paranaenses, o número de homicídios ficou abaixo de 4. No mesmo período, houve uma redução de 80 crimes contra o patrimônio por dia no estado. Foram 10% de queda nesse tipo de crime em todo o Paraná e, analisando somente os roubos, houve redução de 25%.

O secretário de segurança também destacou as qualificações do coronel Hudson Leôncio Teixeira para o novo cargo. “É um oficial diferenciado que trabalha próximo aos seus comandados e se preocupa com o bem-estar deles. Teve experiência na Capital e no Interior e dará continuidade ao trabalho abnegado do coronel Péricles”, disse. “A capacitação operacional do novo comandante é inquestionável. Ele estagiou na ROTA, a tropa de elite da PM de São Paulo, e fez o curso da SWAT. Por onde passou teve um trabalho dedicado”.

NOVO COMANDANTE

O coronel Hudson Leôncio Teixeira nasceu em Curitiba, é casado e tem filhos. Ele entrou na corporação como soldado em 1992 e a primeira unidade a servir foi o 13º Batalhão. Depois trabalhou no 12º Batalhão, na Companhia de Polícia de Choque, na Força Samurai e foi comandante do 17º Batalhão, do 5º Batalhão e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Comandou, ainda, a Companhia de Eventos, o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) e foi chefe da Divisão de Operações de Segurança do Governo do Estado. A sua última tarefa foi como subcomandante-geral da PM.

Ao longo da carreira de cerca de 30 anos fez dezenas de cursos e capacitações voltadas à segurança pública, entre eles o Curso de Controle de Distúrbios Civis, Curso de Negociação com Reféns, Curso de Regate de Reféns de Alto Risco, Curso de Socorrista, entre outras capacitações. Também acumula medalhas e comendas de mérito.

O coronel destacou que a sua gestão priorizará a valorização do policial militar, da saúde às condições de trabalho, passando pelo ingresso de novos cursos especializados; a reestruturação administrativa, inclusive com terceirização de alguns serviços e possibilidade de aumento de efetivo nas ruas; e a redução perene dos índices de violência.

“É um orgulho chegar onde cheguei. Comecei como praça e ao longo dos últimos anos desempenhei diversas atividades operacionais e administrativas. E agora, em meio à pandemia, temos um desafio extra e não podemos parar. Nossos policiais estão orientando a população”, disse o coronel.



Fonte: https://ricmais.com.br/noticias/seguranca/policia-militar-do-parana-tem-novo-comandante-o-coronel-hudon-teixeira/

O que achou? Deixe seu comentário:

💼 Explore o setor com nossas soluções: invista em uma franquia Super Anfitrão! 

X
error: Conteúdo indisponível.