Assim nasceu a ideia da start-up Cabemcasa, um Airbnb de guarda-volumes e garagens, lançada há um mês. O Airbnb é um serviço de aluguel de apartamentos de temporada entre particulares. A ideia da Cabemcasa é guardar itens como móveis, carros, motos aquáticas e até barcos.
“Durante a reforma do bar, vi várias casas na mesma rua com quintais grandes e aluguei o espaço em uma delas para guardar a mobília durante o período da reforma. Vi outra situação de uma pessoa que precisava de garagem, mas o dono da vaga não queria alugar porque tinha vergonha de cobrar depois, então pensei numa solução que juntasse a oferta e o pagamento online”, afirma.
O objetivo é otimizar o uso dos espaços urbanos, oferecendo espaços para locação mais próximos e por preços mais em conta que um self storage convencional (armazéns profissionais). Ele se uniu ao amigo desenvolvedor Marlon Pascoal, 28, para executar a ideia. O investimento inicial foi de R$ 70 mil.
Anúncio é grátis e empresa ganha comissão sobre o aluguel
Para disponibilizar um espaço na Cabemcasa e se tornar o que a empresa denomina “guardião”, é necessário adicionar uma descrição do cômodo – incluindo suas dimensões –, apontar por quanto tempo estará disponível e estabelecer o valor da locação.
Quem busca um espaço pode escolher o que melhor atende às suas necessidades, informar por quanto tempo precisará e fazer o pagamento no próprio site. Caso o aluguel se estenda por mais tempo, a cobrança será feita mensalmente. Não é preciso pagar o valor total da locação no ato.
O anúncio do espaço é grátis. A empresa cobra uma taxa de 20% sobre o valor recebido com a locação. O site está recebendo cadastro de espaços em todo o Brasil e vai disponibilizar um ranking com as avaliações dos usuários sobre os espaços e guardiões. Por ser um negócio novo, ainda não está faturando.
“Estamos em busca de parceria com seguradoras para que os usuários sintam mais confiança. Mas, enquanto isso, os guardiões é que têm responsabilidade sobre o que estão guardando”, afirma Albuquerque.
Desafio é mudar a cultura e passar confiança
Para Dante Lopes, especialista em educação empreendedora e desenvolvimento de negócios da consultoria Empreendi na Rede, o negócio segue a tendência da economia compartilhada, com prestação de serviços entre pessoas físicas. Ele diz, porém, que o desafio é mudar a cultura das pessoas.
“Os latinoamericanos, em geral, são mais desconfiados, os usuários podem se questionar se quem está guardando não vai usar o item enquanto ele estiver guardado. Seria interessante eles fornecerem orientações para quem vai guardar sobre como proceder da melhor maneira. ”
Ele diz também que a empresa deveria evitar comparações com o Airbnb para valorizar a própria marca. Além disso, segundo Lopes, começar a atuar já visando o mercado nacional pode ser um risco. “A empresa é nova, o modelo precisa ser validado. Eles deveriam focar energia numa área menor”, declara.
Onde encontrar:
Cabemcasa: www.cabemcasa.com.br
Fonte: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2017/06/02/empresa-quer-ser-airbnb-de-garagem-e-armazem-para-guardar-carros-e-moveis.htm
O que achou? Deixe seu comentário: