
Consórcio de veículos é o mais procurado, com 3,84 milhões de participantes; seguido por motocicletas, com 2,24 milhões; e carta de imóvel, com 1,04 milhões (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)
Também houve quebra histórica no recorde de vendas, com 3,02 milhões de novas cotas. Os negócios realizados no mercado de consórcios somaram R$ 163,63 bilhões, 21,5% maior que os R$ 134,68 bilhões contabilizados em 2019.
“Ao gerir suas finanças pessoais, os consumidores têm avaliado as rentabilidades dos investimentos financeiros. Contudo, face à baixa rentabilidade oferecida, muitos têm optado pelo investimento econômico ou patrimonial, possível a partir da adesão aos consórcios de imóveis e veículos, entre outros”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.
+ Consórcios registram recorde apesar da pandemia
Apesar de os juros estarem no menor patamar histórico, a liberação de crédito ficou mais restrita ao mesmo tempo que a rentabilidade da renda fixa diminuiu.
“Outro aspecto verificado no comportamento dos consumidores foi a comparação dos benefícios do Sistema frente às baixas remunerações oferecidas pelos investimentos financeiros”, comenta Rossi.
Para ele, a média mensal das adesões, com 251,89 mil cotas, e a dos consorciados contemplados, com 100,66 mil, evidenciaram comportamento planejador dos consumidores, que passaram a gerir melhor suas finanças em busca de seus objetivos.
O consórcio para veículos é o mais procurado, com 3,84 milhões de participantes.
Na sequência aparece a modalidade de motocicletas, com 2,24 milhões de pessoas e em terceira posição está a carta de imóvel, com 1,04 milhões.
Para quem é este tipo de operação?
Vale destacar que o consórcio é uma opção para quem não precisa do bem de imediato.
É uma alternativa que tem custo baixo, não há cobrança de juros ou necessidade de entrada, porém a entrega do bem ocorre por sorteios, lances ou no fim do contrato.
Funciona assim: o participante paga uma parcela mensal para adquirir um bem ou um serviço com valor determinado. É também uma maneira de fazer com o que a pessoa tenha disciplina financeira e contribui para ter uma poupança, ainda que de maneira forçada.
Veja também
+ Carreira da Década – Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/consorcios-atingem-recorde-de-participantes-diz-abac/
O que achou? Deixe seu comentário: